segunda-feira, maio 29, 2017

PROJECTO PARA TELEFÉRICO EM JERUSALÉM APROVADO ONTEM PELO GOVERNO ISRAELITA

PROJECTO DO TELEFÉRICO EM JERUSALÉM
Os céus de Jerusalém serão diferentes daqui a poucos anos: honrando os 50 anos da reunificação da Capital do país, o governo de Jerusalém deu ontem luz verde ao projecto de construção de um teleférico que levará as pessoas até ao Muro Ocidental e a outras partes de grande interesse turístico na Cidade santa.
3.000 passageiros por hora serão transportados em 40 carruagens ao longo de 1.400 metros, proporcionando um acesso mais facilitado e conveniente para os cerca de 130.000 visitantes semanais ao Muro Ocidental. 
A linha de teleférico percorrerá o Monte das Oliveiras e levará os passageiros até à "Porta do Lixo", o local de acesso sul ao Muro e ao Monte do Templo.
Cada uma das carruagens do teleférico transportará até 10 pessoas, a uma velocidade de 21 quilómetros por hora. As 4 estações por onde o cabo do teleférico passará serão a estação de comboios de Jerusalém, a rua HaMefaked, o Monte Sião e a estação do Muro Ocidental.

O preço da viagem em teleférico será o mesmo dos praticados pelos autocarros locais.
Grandes pilares serão erigidos para suportar as linhas do teleférico, gerando desde logo alguma controvérsia por causa da proximidade dos mesmos a alguns lugares sagrados, ao Monte do Templo, às muralhas de Jerusalém e a igrejas cristãs.

PARA TODOS
O Ministério do Turismo informou que o teleférico poderá ser utilizado por todos os residentes de Jerusalém, judeus e árabes, bem como pelas dezenas de milhares de turistas que chegam a Jerusalém, encurtando assim o seu tempo de acesso à Cidade velha.
As actuais vias de acesso, para além de antigas, são também estreitas, sinuosas e congestionadas devido à estrutura topográfica da Cidade velha, tornando praticamente impossível qualquer alargamento ou nivelamento das estradas e ruas actuais.
O teleférico permitirá também a deslocação de pessoas com deficiências motoras, e fará uso de energias "limpas" não poluentes.
Será também construído um elevador até ao Muro Ocidental.

OPERACIONAL EM 2021
O custo do projecto está orçamentado em cerca de 50 milhões de euros, vindo a maior parte do capital do próprio Ministério do Turismo. Prevê-se que o teleférico entre em funcionamento em 2021, e será na verdade um projecto revolucionário, mudando completamente a face de Jerusalém.

Shalom, Israel!


Sem comentários: