sexta-feira, julho 21, 2017

TENSÃO PROVOCADA PELOS MUÇULMANOS EM JERUSALÉM CAUSA 3 MORTOS PALESTINIANOS

Instigados pelas autoridades islâmicas, milhares de muçulmanos rezaram esta manhã fora do Monte do Templo, recusando passar pelos detectores de metais instalados pela polícia israelita para evitar a entrada de armas no recinto sagrado, tal como aconteceu há uma semana atrás e que levou ao assassinato de 2 polícias druzos.
Milhares de polícias israelitas foram esta manhã destacados para controlarem todos os acessos ao Monte do Templo, na antevisão de protestos em massa por parte dos muçulmanos que, instigados pelos seus líderes, se recusam a entrar no recinto enquanto ali estiverem os detectores de metais.

Após intensos debates, o gabinete de segurança do governo israelita decidiu manter os detectores, apesar da pressão exercida por vários governos árabes e muçulmanos, incluindo o cruel ditador turco Erdogan. 
Outras medidas hoje tomadas incluíram impedir o acesso ao Monte e à Cidade velha a homens com menos de 50 anos. As mulheres de qualquer idade tiveram permissão para entrar.
Um dos grandes causadores desta tensão é o grande mufti de Jerusalém, Mohammed Hussein, um verdadeiro arruaceiro que anunciou que iriam rezar fora da mesquita de al-Aqsa enquanto os detectores de metal estiveram nos portões de acesso.

Pela uma hora da tarde um verdadeiro mar de fiéis muçulmanos aglomeraram-se do lado de fora da mesquita, prostrando-se intermitentemente à medida que entoavam frases religiosas, ao mesmo tempo que a polícia israelita formava um enorme cordão humano de forma a precaver qualquer rastilho que pudesse provocar algo de grave. As rezas terminaram por volta da uma e meia da tarde.

DEPOIS DAS REZAS...A VIOLÊNCIA...
Logo depois das rezas muçulmanas começaram as temidas ondas de violência palestiniana, tanto em Jerusalém, como em partes da Judeia e Samaria.
Os palestinianos começaram atirando pedras e outros dispositivos, incluindo cocktails Molotov contra a polícia israelita. Os confrontos acabaram em 3 jovens palestinianos mortos em circunstâncias ainda por apurar. Várias dezenas ficaram ainda feridos com balas de borracha, gás lacrimogéneo e espancamentos. 
Um dos palestinianos, de 17 anos, terá sido alegadamente morto por um "colono", nos arredores de Jerusalém. Resta ainda esclarecer o que realmente terá acontecido.
3 JOVENS PALESTINIANOS VÍTIMAS DO SEU PRÓPRIO ÓDIO
Outro manifestante, de 20 anos, terá sido abatido em resposta aos ataques contra a polícia em At-Tur.
Outro palestiniano de 18 anos foi abatido com um tiro no peito, na aldeia de Abu Dis, nas vizinhanças da capital.
Segundo a "Crescente Vermelha" palestiniana, 41 palestinianos terão sido levados para hospitais e clínicas para tratamento, e outros 150 por inalação de gases.
4 polícias israelitas ficaram feridos com pedradas. 17 manifestantes foram detidos após serem apanhados a atirar pedras e tições contra a polícia de Israel.
Junto ao Portão de Damasco a multidão ali presente para as rezas foi visivelmente inflamada com os incitamentos proferidos após a chegada de vários líderes islâmicos. 
Vários confrontos foram também registados em Belém, Ramalá e Hebron.

Esperemos que com o passar deste "dia da ira", as coisas se vão acalmando, e que Israel mantenha mão firme sobre a situação, não cedendo à chantagem palestiniana e não retirando os detectores de metais que tanto "incomodam" os fieis islâmicos...

Shalom, Israel!

2 comentários:

olga disse...

Eu acredito que isto vai longe... Há grupos que só esperam algo ocorrer para dar vazão aos seus instintos... Também acho interessante o fato que determinados grupos estão sempre muito antenados... quando acontece "este algo" seus cérebros são ativados e entendem que precisam agir, afinal, foram programados durantes anos e anos pra isto! Este "agir" representa, é claro, morte e violência!
Só lamento a mortes de tantos jovens! Precisamos entender o contexto... Felizmente ou infelizmente o homem é produto do meio... A tendencia (pelo que estamos assistindo no mundo em termos de violência), é caminharmos para uma involução!
Que Israel se prepare e que Deus abençoe sua Força de Segurança!
Shalom Israel!
Olga

Unknown disse...

A reacção muçulmana só vem dar razão a Israel. Se os islâmicos não tivessem nada a recear, os detectores de metais instalados por Israel não os incomodariam. Desconheço o que vai lá por dentro daquela mesquita, mas coisa boa não deve ser. Não me espantaria que um arsenal bélico lá estivesse a ser preparado. Com aquela gente, todo o cuidado é pouco. Vigilância ao segundo sobre os arruaceiros, tem mesmo de ser exercida. Israel sabe muito bem disso e tem actuado em conformidade.
Se esperam por paz, enganem-se. As profecias nunca falharam.
No entanto, continuamos a orar por Paz em Jerusalém.