quarta-feira, dezembro 27, 2017

NOVA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA PERTO DO MURO OCIDENTAL VAI RECEBER O NOME DE "ESTAÇÃO DONALD J. TRUMP"

A Bíblia diz: "A quem honra, honra." E Israel nunca esquece os seus verdadeiros amigos. 
Em homenagem à corajosa decisão do presidente norte-americano Donald Trump de mudar a embaixada do seu país para Jerusalém, dessa forma reconhecendo a Cidade como capital do estado judaico, o ministro para os Transportes de Israel, Yisrael Katz, aprovou ontem as recomendações da comissão preparatória das Ferrovias de Israel para estabelecer a estação de comboios (trens) próxima ao Muro Ocidental na área do Cardo, em pleno bairro judaico de Jerusalém, a poucas centenas de metros do Muro (Kotel). O ministro Katz decidiu também baptizar a estação com o nome "Estação Donald John Trump - Muro Ocidental".

UMA OBRA NOTÁVEL
De acordo com o mesmo relatório, o esquema final do projecto da linha férrea até ao Muro Ocidental incluirá um túnel subterrâneo com uma extensão de 3 quilómetros e que ligará a estação ferroviária baptizada com o nome do já falecido presidente Yitzhak Navon ao Muro Ocidental. O projecto do túnel incluirá 2 estações a uma profundidade de 52 metros: a "estação central da Cidade", a ser construída no cruzamento da Rua King George com a Rua de Jaffa, e a "Estação Donald John Trump - Muro Ocidental."

O túnel, conjuntamente com as duas estações centrais, serão uma extensão da linha expresso entre Tel Aviv e Jerusalém, uma viagem que demorará uns meros 28 minutos, e que passará pelo aeroporto internacional de Ben Gurion, Modi'in, e pela estação de Ninyanei Ha'ooma, na entrada da Cidade. 
"O Kotel (Muro) é o lugar mais sagrado para o povo judeu" - afirmou ontem o ministro Katz, prosseguindo: "e eu decidi baptizar a estação do Kotel com o nome do presidente Donald Trump, em apreciação à sua histórica e corajosa decisão de reconhecer Jerusalém como a capital do estado de Israel."

A IMPORTÂNCIA DO MURO OCIDENTAL
O Muro Ocidental, erradamente apelidado em português como "Muro das Lamentações", recebe anualmente cerca de 11 milhões de visitantes. Quando o projecto ferroviário entrar em acção, haverá 4 comboios a cada hora normal, e 6 em dias de festas ou de ocasiões especiais no calendário judaico. 
Com a nova ligação ferroviária, qualquer pessoa poderá descer do seu voo, chegando ao aeroporto de Ben Gurion, e, em menos de meia hora poderá estar a fazer a sua oração junto ao Muro. Isto só mesmo em Israel!

Shalom, Israel!