quarta-feira, outubro 14, 2020

FORÇAS ESPECIAIS ISRAELITAS REALIZARAM UMA OPERAÇÃO SECRETA BEM SUCEDIDA PARA DESTRUIR 2 POSTOS MILITARES SÍRIOS

 

Esta incursão em território sírio já teve lugar na semana passada, mas só hoje foi revelada ao público. Nessa operação, forças especiais israelitas das Forças de Defesa de Israel atravessaram a zona desmilitarizada na fronteira que divide Israel da Síria e destruíram dois postos pertencentes ao exército sírio.

Esta operação foi realizada como resultados das contínuas violações sírias aos acordos de não envolvimento assinados em 1974, que determinaram uma zona designada como "tampão" entre as duas fronteiras a ser exclusivamente ocupada por uma força especial da ONU designada como "Força de Observação de não envolvimento", ou UNDOF.

Só que recentemente os militares sírios regressaram à zona tampão nos Montes Golan, espalhando as suas forças ao longo da fronteira, levando as FDI a reagirem e a lançarem esta operação especial. A operação envolveu soldados combatentes da brigada Nachal, e soldados comandos da Yahalom - uma unidade especial especializada na engenharia de combate - os quais atravessaram a fronteira e destruíram dois postos sírios sem que tivessem sido detectados. 

"Estamos enfrentando o inimigo a apenas 500 metros de distância" - informou o capitão Michael Zilberg, da brigada Nachal, acrescentando: "Uma missão como esta exige de nós muita concentração."

Um comandante da equipa descreveu a operação e disse que ela incluiu "avançar o nosso caminho de forma silenciosa e encoberta até aos alvos, colocar um sistema de explosivos em ambos os postos e rebentá-los simultaneamente."

Segundo um dos coronéis responsáveis, esta operação foi muito mais além do que uma simples punição aos sírios pela violação dos acordos: "Nós estamos a par da colaboração entre os militares sírios e o Hezbollah. Cada instalação militar síria tem o potencial de se tornar numa base militar dupla. Não permitiremos que o Sul da Síria se transforme num Sul do Líbano."

Nestes últimos anos as FDI têm-se concentrado em evitar que o Hezbollah e o Irão estabeleçam posições terroristas no lado sírio dos Montes Golan, incluindo o lançamento de ataques contra as suas posições a partir do ar.

Shalom, Israel!

2 comentários:

olga disse...

Deus abençoe a FDI!
Deus abençoe Israel!
Shalom!Shalom!Shalom!
Olga

Victor Nunes disse...

Muito bom