sábado, outubro 17, 2020

ISRAEL VAI ALIVIAR O CONFINAMENTO A PARTIR DE AMANHÃ

 

Apesar de 26 pessoas terem morrido nas últimas 24 horas devido ao covid-19 e de ter registado mais de 800 casos diários nestes últimos dias, o governo israelita decidiu aliviar um pouco o confinamento a partir de amanhã.

Há no entanto uma "guerra" com os religiosos ortodoxos Haredi, que querem abrir as escolas já amanhã, decisão que está sendo fortemente contestada pelas autoridades civis, tanto mais que cerca de metade dos casos de infecção pelo covid-19 se têm dado dentro das comunidades ultra ortodoxas. 

Segundo o ministro da Defesa, "Não podem haver dois estados aqui. Nenhum grupo ou pessoa em Israel está cima da lei." Netanyahu já apelou também a que não haja abertura de escolas religiosas amanhã. 

A partir de amanhã já poderão reabrir os parques naturais, as praias, os infantários, o Monte do Templo, a Igreja do Santo Sepulcro, o Muro Ocidental, poendo haver ajuntamentos de até 10 pessoas dentro de edifícios e de até 20 no exterior.

Vários países europeus a braços com uma "explosão" de novos casos diários estão de olhos postos em Israel e nas medidas agora tomadas, como "laboratório", esperando os resultados, de forma a tomarem também novas medidas de futuro desconfinamento.

Shalom, Israel!


2 comentários:

Paulo Helmich disse...

Até porque, coincidência ou não, nos locais onde o confinamento foi mais radical, o vírus prosperou com maior facilidade! Talvez, devido ao...confinamento, que, como sabemos, implica em "proximidade" entre as pessoas! Confinar as pessoas, sem ter certeza de que o vírus não circula entre elas, é no mínimo imprudência!

Victor Nunes disse...

muito bom