terça-feira, julho 08, 2008

ACESSOS A GAZA CONTINUARÃO ABERTOS


Apesar de ter decidido voltar a fechar as entradas para Gaza como resultado do ataque com morteiros contra Israel no Domingo passado, numa clara violação do cessar fogo, o ministro da defesa Barak ordenou mesmo assim que as mesmas fossem parcialmente abertas para permitir a passagem de bens essenciais para o residentes na Faixa de Gaza.
Esta decisão foi tomada em resposta ao pedido pessoal do chefe das forças de segurança do Egipto. Desta forma, as entradas ficarão abertas algumas horas por dia para deixar entrar artigos prioritários.
Nos últimos dias em que as entradas estavam abertas passaram mais de 80 camiões carregados e foi também reaberto um terminal de combustível.
Se os terroristas tivessem respeitado o acordo, muitos mais bens já teriam entrado em Gaza. A atitude de Israel é de responder energicamente a qualquer ataque com rockets contra o seu território, fechando as passagens de acesso e impedindo assim o reabastecimento de bens para os habitantes de Gaza. Talvez esta seja uma medida mais acertada e com efeitos mais produtivos.
Nas palavras recentes do primeiro-ministro de Israel: "um cessar fogo não pode ser estabelecido a 100% de um momento para o outro. Portanto, Israel tem e terá de ter paciência, mas essa paciência não deve ser interpretada como fraqueza. Se o cessar fogo for violado, nós saberemos como reagir."
Shalom, Israel!

Sem comentários: