domingo, julho 20, 2008

"O IRÃO É UMA AMEAÇA MUNDIAL"


Nas suas últimas entrevistas aos media norte-americanos, antes do término do seu mandato como embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gillerman voltou a enfatizar os perigos reais que o Irão representa não só para Israel mas para toda a região.
"O perigo real é que o Irão possa fornecer armas de destruição massiça a organizações terroristas como o Hamas e o Hezzbollah." - afirmou Gillerman, embaixador de Israel na ONU, acrescentando: "Israel deve fazer tudo quanto estiver ao seu alcance, literalmente tudo, para impedir que o regime louco do Irão obtenha armas nucleares."
"O perigo real não é que os iranianos sejam tão estúpidos ou loucos ao ponto de dispararem um míssil contra Israel, mas que não tenham pudor em fornecerem armas de destruição massiça a regimes corruptos e grupos terroristas como o Hamas e o Hezzbollah." - afirmou o embaixador numa entrevista publicada hoje no New York Times.
À revista Newsweek, Gillerman afirmou que "O Irão é uma ameaça não só para Israel mas para a paz e segurança mundiais. Compete à comunidade internacional agir, em vez de esperar que seja Israel a agir."
O embaixador avisou que um Irão nuclear iria resultar numa corrida às armas nucleares por todo o Médio Oriente: "Não tenho dúvidas de que se o Irão conseguir desenvolver o seu programa nuclear, muitos outros países na região correrão atrás, incluindo a Arábia Saudita e o Egipto."
"A Arábia Saudita está provavelmente mais ameaçada pelo Irão do que Israel. O Irão tem interesse no petróleo da Arábia Saudita." - acrescentou.
Foram dadas 2 semanas ao Irão para dar uma resposta concreta sobre o seu programa nuclear. Ou o Irão se torna um estado "civilizado" e abandona o seu programa que indubitavelmente visa a produção de armas, ou então passará a ser uma estado terrorista, sujeitando-se a todas as consequências daí resultantes.
Seria importante que fosse o mundo civilizado a resolver a situação e deixar o problema nas mãos de Israel.
Shalom, Israel!


Sem comentários: