quarta-feira, março 24, 2010

"LISTA DE SCHINDLER" À VENDA POR 2,2 MILHÕES DE DÓLARES

Certamente um dos documentos mais importantes relacionados com os Judeus na Segunda Guerra Mundial - nada menos nada mais que uma das originais cópias da "lista de Schindler", propriedade privada, encontra-se agora à venda por 2,2 milhões de dólares.
Esta é a única cópia da famosa "lista" detida por particulares, datada de 18 de Abril de 1945, e contendo os nomes dos judeus que o empresário alemão Oskar Schindler "comprou" aos nazis, poupando centenas de vidas às câmaras de gás e extermínio nazis.
Segundo o especialista em vendas de documentos históricos, Gary Zimet, "esta é a única lista que se encontra em mãos privadas e é certamente o mais importante documento da 2ª Guerra Mundial".
Esta lista compilada por Schindler e pelo seu contabilista Itzhak Stern - tornada famosa pelo filme de Spielberg "A Lista de Schindler", vencedor de vários óscares - data de 18 de Abril de 1945, e tem 13 páginas.
Estão ali mencionados 801 nomes de homens, com as suas ocupações e datas de nascimento.
Segundo Gary, existiam outras 7 versões da lista, mas só se sabe do paradeiro de 4, estando uma no Museu do Holocausto em Washington, uma outra nos Arquivos federais alemães de Koblenz, estando as outras duas guardadas no Museu do Holocausto de Jerusalém.
Shalom, Israel!

Sem comentários: