segunda-feira, março 15, 2010

LULA DA SILVA EM JERUSALEM

"Estamos iniciando uma nova fase nas relações entre o Brasil e Israel" - assim afirmou o presidente brasileiro Lula da Silva, esta manhã, no início da sua visita a Jerusalém, capital de Israel.
A visita de Lula da Silva coincide com um dia de "alta tensão", uma vez que se temem desacatos na Cidade Santa por causa da rededicação da sinagoga Hurva, em plena cidade velha.
O presidente de Israel Shimon Peres afirmou no seu discurso de recepção ao presidente Lula: "Nós aspiramos promover o processo de paz e não permitiremos que nada o detenha. Os campos de batalha estão cheios de vítimas e as mesas de negociações cheias de realizações".
E referindo-se à rededicação da sinagoga Hurva: "Israel respeitará todos os lugares sagrados e sítios de adoração. O que é sagrado para os muçulmanos será sagrado para nós; o que é sagrado para os cristãos será sagrado para nós; e vice-versa, concerteza" - afirmou Peres.
Já no encontro na residência oficial do presidente Peres em Jerusalém, o presidente israelita afirmou a Lula da Silva: "As três religiões monoteístas em Israel são respeitadas em todos os lugares."
"Não há substituto para o processo de paz, nem resta muito tempo para nos reconciliarmos com os nossos vizinhos árabes e palestinianos. Podem haver crises ao longo do caminho, mas não permitiremos que uma crise páre o processo de paz em si. Nada nos é mais querido do que conseguir a paz."
E dirigindo-se directamente a Lula da Silva, Peres acrescentou: "O senhor é um presidente que carrega esperança para a paz. O seu povo escolheu-o e ama-o. O mundo olha para si e vê esperança. Numa larga medida, o senhor está anunciando o futuro para todos nós. O senhor levou o seu país à pobreza zero, à iliteracia zero e está combatendo a violência."
Lula da Silva por seu turno afirmou ao presidente Peres: "A arte da política é vencer as dificuldades que têm de ser resolvidas. A política é a única ciência em que não´existem fronteiras e em que o impossível se torna possível."
E Lula da Silva adiantou que um dos objectivos da visita é discutir soluções potenciais para a paz: "Há tanta gente com experiência nestes processos, e aparentemente ninguém tem mais experiência do que o senhor. Nesta trilha em busca da paz no Médio Oriente, nós estamos agora iniciando uma nova fase nas relações entre o Brasil e Israel."
Assim seja!
Shalom, Israel!

Sem comentários: