quinta-feira, março 18, 2010

SINAGOGA HURVA REABRE NA CIDADE VELHA DE JERUSALEM

Depois de 62 anos em ruínas causadas pela destruição feita pelas tropas da Jordânia durante a Guerra da Independência, em 1948 - num tìpico sinal de respeito e tolerância religiosa à maneira muçulmana - a antiga sinagoga Hurva foi reaberta e rededicada ao Deus de Israel nesta passada segunda-feira, dia 15 de Março, tal como estava previsto.
A sinagoga agora reconstruída foi rededicada num ambiente de grande festa e alegria, no meio da ira dos muçulmanos. Líderes muçulmanos e da Autoridade Palestiniana afirmaram que esta reabertura da sinagoga foi uma "provocação" e o prelúdio para uma tomada de posse do Monte do Templo por parte dos Judeus. Daí os incidentes recentes causados por esses arruaceiros à volta da esplanada nestes últimos dias. Milhares de árabes e beduínos acorreram a Jerusalém para "defenderem a mesquita de Al-Aksa".
"Hurva" significa literalmente "ruína", e esta sinagoga está localizada no coração da Cidade velha. Um novo rolo com a Torah foi colocado dentro da nova casa de oração no Domingo passado. O edifício original era uma referência no século 16 e a marca visível em tempos recentes era o grande arco de de 50 pés que ficou de pé mesmo após a destruição dos jordanos. Esse arco faz agora parte da sinagoga restaurada.
Valiosas peças de Judaica, tal como um candelabro em platina e obras feitas em prata foram roubadas pelos jordanos e nunca devolvidas. Os jordanos na altura barraram o acesso do local aos judeus, bem como ao próprio Muro das Lamentações (Kotel). Proibiu também os cristãos de visitaram os seus lugares sagrados. Israel, no entanto, abriu as portas à liberdade religiosa quando a Cidade velha foi restaurada ao estado de Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em Junho de 1967.
A sinagoga agora restaurada é uma réplica da sinagoga do século 19, e é o resultado de 4 anos de trabalho.





Shalom, Israel!

2 comentários:

Anónimo disse...

Os coiotes muçulmas ao longo dos séculos, sempre destruíram milhares e milhares de vestígios da civilização Judaico-Cristã, para depois virem agora dizer que Jerusalém e a totalidade do Estado de Israel é a terra deles!!!. Construíram a satânica mesquita de Al Aqsa por cima dos escombros do Templo de Salomão, conspurcando a Terra Santa de Jerusalem! Esses selvagens sempre apagaram ao máximo os vestígios ancestrais que provam que aquela cidade é a capital milenar, una e indivisível, de Israel (2000 anos antes deles sequer exisitirem como islamismo)!

Quem é afinal o grande ladrão?
Quem é o verdadeiro dono das suas terras?
Quem é que lá estava primeiro?

Anónimo disse...

Olha atualmente todas estão meio contra Israel,bem no Brasil não é diferente neste dia em que posto isto foi fechado parceria Dilma e Michel Temer,nada contra descedente de libaneses mais como as coisas estão indo Lula fazendo parceria com os inimigos de Israel,e aparentemente dito a favor da paz pare-se que o Brasil terá um vici-presidente caso Dilma eleita advindo das terras inimigas de Israel (Libano),este fato da sinagoga Hurva ser construida e o local ao lado da mesquita estar o verdadeiro local do templo,nos mostra realmente que é os fins do dias e logo começo do reino do messias de Deus após a derrota do ant-cristo.Bem tudo está se armando para batalha final fiquem com Jesus no coração e logo vem.