terça-feira, junho 25, 2013

JUDEUS INICIAM ESTA NOITE TEMPO DE LAMENTAÇÕES...

DESTRUIÇÃO DO SEGUNDO TEMPLO
Inicia-se esta noite, logo após o pôr-do-sol, a lembrança de um dia que todos os judeus preferiam nunca tivesse existido: o dia em que "coincidentemente" os 2 Templos de Jerusalém foram destruídos. 
Será coincidência? Claro que não...
Foi exactamente no 17º dia do mês hebraico de Tammuz, tanto do ano de 586 a.C. como do 70 d.C. que depois de um longo cerco, as muralhas de Jerusalém foram derrubadas pelos babilónios e pelos romanos, respectivamente.
E numa outra espantosa "coincidência", o primeiro e o segundo Templo foram destruídos em 586 a.C. e 70 d.C., exactamente três semanas depois: o 9º dia do mês hebraico de Av.
No judaísmo, o derrubar das muralhas e a destruição dos Templos exactamente no mesmo dia do calendário judaico não foi mera coincidência: a causa foi a rebeldia e a idolatria.

"Assim se acenderá a Minha ira naquele dia contra ele (o povo de Israel), e desampará-lo-ei, e esconderei o Meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu Deus não está no meio de mim? Esconderei, pois, o Meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses." - Deuteronómio 31:17-18.
O povo judeu denomina este período de três semanas que se inicia esta noite e termina em 16 de Julho como "As Três Semanas", ou Bein ha-Metzarim (entre apuros) - Lamentações 1:3.
Para lamentarem a derrubada das muralhas de Jerusalém e iniciarem o processo de teshuvah (arrependimento), o povo judeu não irá comer nem beber desde a alvorada até ao pôr-do-sol de amanhã.

Durante as próximas três semanas os judeus ortodoxos irão limitar as celebrações - não celebrando casamentos, e evitando outras expressões de alegria, tal como tocar instrumentos musicais ou recitar salmos de alegria.
Apesar deste ser um tempo de tristeza e lamento para os judeus, é ao mesmo tempo um tempo de esperança, uma vez que Zacarias profetizou que o 17º dia do mês de Tammuz seria transformado num dia de alegria: "O jejum do quarto, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, alegria, e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz." - Zacarias 8:19.

ESPERANÇA PARA O TERCEIRO TEMPLO
Mas é nesta época que os judeus também olham com esperança para a concretização do seu grande sonho e anseio: a vinda do Terceiro Templo e da Era Messiânica quando o Sar Shalom (Príncipe da Paz) irá reinar em Jerusalém.

No entanto, 99,9% do povo eleito de Deus, os judeus, em Israel, ainda não acreditam que Yeshua (Jesus) cumpriu as profecias messiânicas como Messias sofredor; e que quando Ele regressar para reinar em Jerusalém virá como Messias Rei.
"Eu, porém, ungi o Meu Rei sobre o Meu santo monte de Sião." - Salmo 2:6
Oremos para que muitos judeus possam em breve reconhecer em Yeshua o seu Messias, o Enviado de Deus para redimir os pecados de todos e reinar em cada coração.

Shalom, Israel!


1 comentário:

Zafenate Panéia disse...

Eu não sou da linhagem judaica, mas ao ler esta história o meu coração partiu e acelerou em velocidade máxima, a unica saída foi chorar. Espero que Yeshua venha logo, para realizar e estabelecer o governo milenar, pois desejo assim como os Judeus, ver o terceiro templo construído em seu LUGAR, e em pleno funcionamento. SHALOM!!!!