terça-feira, junho 18, 2013

NOVO PRESIDENTE DO IRÃO: MAIS DO MESMO...

Os peritos israelitas continuam a afirmar e a avisar o Ocidente que o novo presidente do Irão irá prosseguir com o programa iraniano de fabricação de armas nucleares. O curriculum deste homem prova-o claramente.
Desde os EUA à Rússia e à Europa que se respirou de alívio quando se soube da eleição inesperada e à primeira volta de Hasan Rohani, como novo presidente do Irão, considerando-se que o clérigo barbudo seria um "moderado".
Foi exactamente entre " " que nós também lhe chamámos "moderado", uma vez que não acreditamos à partida que hajam quaisquer mudanças significativas no regime iraniano, uma vez que quem realmente tem as rédeas do poder é o ayatollah Khameini.
Rohani foi no passado o negociador chefe iraniano para a questão nuclear durante o mandato do presidente Mohammed Khatami. Há que lembrar que logo que a ameaça militar dos EUA se desvaneceu, em 2005, logo o programa nuclear iraniano foi retomado por Rohani. 
O que é certo é que a continuidade do programa nuclear não depende do novo presidente, mas do todo-poderoso ayatollah. Mesmo que o presidente alegasse que preferia parar o programa, tudo depende do líder supremo do Irão.
Mas Rohani também é um defensor do programa nuclear: em 2004, ele advogou o aceleramento do programa nuclear do Irão até ao ponto em que a comunidade internacional não tivesse outra alternativa que não a da aceitação da realidade, tal como previamente tinha acontecido com o Paquistão.
E Rohani é tão amigo de Israel como o seu antecessor Ahmadinejad. Na sua primeira intervenção pública logo a seguir à sua vitória eleitoral, o novo presidente tratou logo de afirmar que as sanções internacionais contra o Irão tinham sido impostas "ao serviço de Israel"...
Segundo os comentadores, a diferença entre este e o seu antecessor está apenas no estilo.
Para Rohani, tal como para Ahmadinejad e Khameini, Israel continua a ser "o grande Satã sionista"...
Shalom, Israel!


1 comentário:

Zafenate Panéia disse...

Só haverá paz entre Israel e os árabes, no governo de CRISTO; Até o inicio do governo milenar, sempre haverá guerra. Na minha opinião, nunca haverá um presidente Iraniano "moderado" para com ISRAEL, e ao meu ver, a unica sada é a destruição do complexo nuclear do Irã.