quinta-feira, junho 27, 2013

"ISRAEL É O CENTRO DO MUNDO" - AFIRMA O BISPO DE CANTUÁRIA, O PRIMEIRO ARCEBISPO ANGLICANO JUDEU DE VISITA À TERRA SANTA

ESTA MANHÃ, NO MONTE DO TEMPLO
RECÉM EMPOSSADO ARCEBISPO ANGLICANO VISITA ISRAEL, SENDO ELE MESMO DESCENDENTE DE PAI JUDEU...
De visita a Jerusalém, Justin Welby, o líder espiritual de 80 milhões de anglicanos e chefe da Igreja da Inglaterra - ele próprio filho de pai judeu - após ter visitado o Domo da Rocha, afirmou que Israel está "de muitas formas" no centro do mundo.
O arcebispo anglicano sublinhou também a legitimidade e direito de Israel à segurança, abordando também o sofrimento e perseguição dos muçulmanos aos cristãos no Médio Oriente, aludindo que os cristão têm de "amar os seus inimigos."
Esta foi a primeira visita oficial do arcebispo após a sua recente nomeação em 21 de Março último para uma das posições mais importantes da Igreja protestante.
Questionado pelos repórteres sobre as razões que o levaram a fazer da visita a Israel uma prioridade logo no início do seu mandato, o bispo respondeu: "Este é o berço das três grandes religiões mundiais. É o berço da nossa própria fé, a fé cristã. É onde Jesus viveu e andou, morreu e ressuscitou. De muitas e tão extraordinárias formas aqui é o centro do mundo. Que possível razão haveria para adiar?"
Durante a sua visita - que também o levará aos territórios palestinianos, ao Egipto e à Jordânia - o arcebispo deverá encontrar-se com o presidente israelita Shimon Peres, com líderes comunitários e representantes religiosos (rabinato e igrejas cristãs).
NO MUSEU DO HOLOCAUSTO ESTA MANHÃ
Hoje de manhã, Welby, nos seus 57 anos de vida, fez a "obrigatória" visita ao Museu do Holocausto. Questionado sobre a experiência, ele hesitou, aparentemente não sabendo como responder. Mas após alguns segundos afirmou: "Não quero particularmente falar disto em detalhe. Foi realmente um extraordinário momento pessoal e emocional."
O arcebispo Welby, que só recentemente descobriu a sua ascendência judaica, tem familiares que pereceram no Holocausto.
Welby não esconde a sua amizade a Israel: "A política clara da Igreja (Anglicana) e o meu muito claro e emocional sentimento é que o Estado de Israel é um estado legítimo tal como qualquer outro no mundo e tem o direito de existir em segurança e paz dentro das fronteiras internacionalmente acordadas. Em segundo lugar, todo o povo na região, sem excepção, seja qual for a origem - seja israelita, palestiniano, ou qualquer outro - tem também o direito de existir em paz e segurança dentro de fronteiras devidamente acordadas. esses são os dois grandes princípios através dos quais as disputas que temos visto nesta região são resolvidos."

PERSEGUIÇÃO ISLÂMICA AOS CRISTÃOS NO MÉDIO ORIENTE
Referindo-se à perseguição dos islamitas aos cristãos nesta região do Médio Oriente, Welby disse que já tinha visto com os seus próprios olhos os muitos sepultamento em massa por obra dos "religiosos", mas ofereceu uma mensagem reconciliatória: "Não tenho ilusões acerca disso. Mas, historicamente, a resposta certa dos cristãos à perseguição e aos ataques é - a coisa mais dura que podemos dizer às pessoas, mas Jesus manda-nos amar os nossos inimigos," - afirmou Welby, acrescentando: "É a coisa mais dura quando se está sendo violentamente atacado. É um desafio indescritível. Mas Deus dá tantas vezes graça para tal, para amarmos os nossos inimigos."
Welby é conhecido por ter desenvolvidos bons relacionamentos com judeus durante o seu pastorado em várias paróquias, ainda que não se saiba até que ponto Welby será capaz de fortalecer as relações entre judeus e anglicanos, que têm atravessado mares um tanto agitados nestes últimos meses. Não se sabe também até que ponto a sua genealogia judaica poderá afectar as mesmas.
Shalom, Israel!

Sem comentários: