sexta-feira, setembro 25, 2015

SINETE COM 3 MIL ANOS ENCONTRADO POR CRIANÇA EM JERUSALÉM

A arqueologia tem destas coisas. Muitas das descobertas mais importantes acontecem por um "mero acaso", nada previsto ou previsível.
Foi o que aconteceu quando o adolescente russo Matvei Tcepliaev fazia o seu reconhecimento turístico de Jerusalém e acabou por descobrir algo que muitos arqueólogos sonham descobrir: um raro sinete (carimbo) com 3 mil anos, ou seja, da época do Primeiro Templo de Jerusalém!
O sinete foi descoberto durante a execução do projecto ligado à busca do "lixo" que os muçulmanos lançaram fora quando fizeram obras no Monte do Templo sem a permissão das autoridades israelitas em finais dos anos 90. Há mais de uma década que este projecto se esforça por rebuscar todo o entulho lançado fora quando das escavações ilegais realizadas pelo "Muslim Waqf" no Monte do Templo.
O sinete agora descoberto deverá ter pertencido a uma personalidade importante que o utilizava para assinar documentos e cartas.
Para o rapaz, este foi um momento muito alegre e importante da sua vida. Enquanto passeava com a família por Jerusalém, o trabalho de pesquisa de objectos no meio do entulho chamou a atenção do rapaz, que logo começou a trabalhar no mesmo. Não demorou muito até dar com um pequeno objecto duro, que prontamente entregou ao responsável do projecto. "Ele disse-me que era muito antigo e que precisava de ser analisado. Foi uma descoberta muito alegre" - confessou Matvei.
Para o director do projecto, que há dez anos tenta encontrar algo de valioso, este foi o dia de sorte: "Ao fim de dez anos...foi a primeira vez em que encontrei este tipo de sinete tão raro. Para mim foi como se tivesse encontrado um tesouro" - afirmou o arqueólogo Hillel.
Segundo o responsável pelo projecto, esta foi a primeira vez que se encontrou um artefacto do tempo do Primeiro Templo de Jerusalém.
"O sinete tem um formato cónico, é feito de mármore castanho, e tem uma altura de 16 milímetros. Na sua base redonda de 14 milímetros tem gravadas as figuras de 2 animais, um por cima do outro, talvez um predador e a presa.
O sinete está perfurado para certamente poder ser pendurado com um fio. Não é fácil identificar de que animais se trata.
Apesar de vários sinetes deste tipo terem sido encontrados em Israel, este é o primeiro que se descobriu em Jerusalém. Todo os sinetes descobertos datam do século 11º e 10º a.C., portanto da época dos jebuseus e da conquista da Cidade pelo rei David, da construção do Templo e do reinado do seu filho Salomão."

A ligação dos judeus à Cidade de Jerusalém tem pelo menos 3 mil anos. Esta descoberta e mais uma comprovação...

Shalom, Israel!

3 comentários:

Unknown disse...

esta descoberta não é por acaso...são provas que Deus está dando ao mundo que o monte do templo pertence a Israel..é hora das nações abrirem os olhos,antes que seja tarde

Poesias do Marcelo disse...

Jerusalém é a capital de Israel ela é indivisível e inegociável! !!

Benaiah Cabral Ben יהוה Iehouah disse...

Sim. Isso mesmo. E que beleza de achado!