sábado, fevereiro 11, 2017

ARQUEÓLOGOS ISRAELITAS COMEÇAM A ESCAVAR SÍTIO ONDE A ARCA DA ALIANÇA ESTEVE MAIS DE 20 ANOS

QUIRIATE JEARIM
Pela primeira vez os arqueólogos iniciarão as escavações no sítio que se crê ter sido aquele onde a Arca da Aliança esteve durante cerca de 20 anos antes de ter sido devolvida aos israelitas pelos filisteus.
As ruínas da bíblica Quiriate Jearim começarão a ser escavadas neste próximo mês de Agosto. Esta localidade está mencionada na Bíblia mais de uma dúzia de vezes, fica a pouca distância de Jerusalém e sabe-se que era habitada nos dias do rei David.
O Livro de Samuel narra que a Arca esteve cerca de 20 anos naquela localidade, causando grandes dissabores entre os filisteus, que a haviam roubado aos israelitas.
A Bíblia descreve a Arca como sendo uma caixa de madeira revestida a ouro dentro da qual se encontravam as duas tábuas de pedra contendo os 10 mandamentos. Outros textos bíblicos referem também a presença da vara de Arão e de maná dentro da Arca.

O rei David acabou por carregar a Arca para Jerusalém, numa cerimónia festiva em que ele próprio dançou. Durante muitos anos a Arca ficou dentro do Templo construído por Salomão, tendo desaparecido durante a destruição do mesmo no ano 586 a.C.
As escavações serão dirigidas pela Universidade de Tel Aviv em cooperação com o Colégio de França.
Finkelstein, o arqueólogo responsável pelas escavações, afirmou que "o lugar é importante por diversas razões. É um sítio grande e central nos montes de Jerusalém que até agora nunca foi estudado. Será talvez o único lugar chave de Judá que não teve ainda nenhuma escavação arqueológica sistemática."
Com excepção de um mosteiro dedicado à "Senhora da Arca da Aliança", o topo do tel arqueológico está praticamente deserto. As escavações concentrar-se-ão na zona à volta do mosteiro. 
Os arqueólogos suspeitam que tenha ali existido pelo menos um templo comum às práticas religiosas daqueles povos. A própria Bíblia refere que aquele era um lugar de culto, provavelmente ao deus Baal, o deus das tempestades no culto cananita.

Shalom, Israel!



2 comentários:

De Sousa disse...

O toque da trombeta se fará em breve ouvir, e então será como O rei David que "redemoinhava" na presença de Elohim, nós [os escolhidos] redemoinharemos ao ritmo dos "redemoinhos do Norte" rumo a Yahushalayim-cidade de Yahuah.
Quem tem ouvidos ouça, o Rei está voltando.

Clayton Leonidio disse...

Muito bom