quarta-feira, fevereiro 08, 2017

DESCOBERTA NOVA GRUTA EM QUMRAN...MAS SEM MANUSCRITOS

Mais de 60 anos depois das primeiras escavações oficiais nas grutas de Qumran que deram origem à descoberta dos famosos manuscritos do Mar Morto, pesquisadores da Universidade Hebraica informaram hoje terem descoberto uma 12ª gruta que se julgava conter mais manuscritos do Mar Morto, tendo as expectativas sido entretanto goradas: não havia manuscritos, apenas um pequeno pedaço de pergaminho numa jarra e uma colecção de pelo menos 7 jarras semelhantes às encontradas nas outras grutas de Qumran.

Segundo os especialistas, trata-se sem dúvida de "uma nova gruta para guardar manuscritos", apenas que já lá não estava nenhum.
Foram apenas encontradas uma arma fumegante e picaretas de beduínos dos anos 40, provando que a gruta foi saqueada nessa altura e os manuscritos levados pelos beduínos.
"Esta escavação empolgante é o melhor que até agora se conseguiu nestes últimos 60 anos em relação à descoberta dos manuscritos do Mar Morto" - afirmou um dos responsáveis da escavação, acrescentando ainda: "Até agora pensava-se que os manuscritos do Mar Morto se achavam em apenas 11 grutas em Qumran, mas não existem dúvidas de que esta é a 12ª."

1947...
A primeira colecção de manuscritos saqueados das grutas junto ao Mar Morto foram adquiridas no mercado negro por pesquisadores israelitas já em 1947, o ano da descoberta dos manuscritos. Durante 20 anos os mesmos estiveram guardados no Museu Rockfeller, em Jerusalém oriental, tendo em 1967 sido transferidos para o Museu de Israel.
Os cerca de 1.000 textos encontrados datam da época do Segundo Templo de Jerusalém - há cerca de 2 mil anos atrás - e compreendem um vasto corpo de documentos históricos e religiosos que incluem os mais antigos textos bíblicos até agora alguma vez encontrados.
Cerca de um quarto de todo o material achado compreende textos da Bíblia hebraica, enquanto que outra quarta parte trata de questões relacionadas com a filosofia de vida característica desta comunidade de essénios que viviam em Qumran.
Entre os poucos achados desta já denominada gruta 12 - "Q12" - encontra-se um laço de couro para atar os rolos dos manuscritos, e um pano para os embrulhar. Para além disso, foram ainda encontrados nesta gruta lâminas de pederneira, pontas de setas, e um sinete.
A actual equipa de pesquisadores planeia continuar as procuras nas grutas da região Norte durante estes próximos meses.

Shalom, Israel!

Sem comentários: