As forças navais de Israel entraram esta manhã num navio cargueiro que transportava activistas e bens do Líbano para Gaza, depois de terem dado ordens para que o barco voltasse para trás.
Repórteres a bordo do navio disseram que as forças da Marinha de Israel tinham disparado contra o barco e que depois abordaram o mesmo.
Repórteres presentes das TVs árabes Al-Jadeed e Al-Jazeera afirmaram que a Marinha disparou 3 vezes contra o barco. Os tiros não provocaram vítimas. Adiantaram ainda que a embarcação foi cercada por 18 navios de guerra (...) exigindo que a mesma voltasse para trás.As Forças de Defesa de Israel confirmaram que os soldados entraram no barco, afirmando ser isso necessário, uma vez que Israel não sabia que carga ele transportava e ainda porque ele tinha zarpado do Líbano, que é um país hostil a Israel.
O barco de nome "Tali" e com bandeira do Togo, carregando cerca de 60 toneladas de ajuda e oito activistas e jornalistas, partiu do Líbano na Terça-Feira. Após uma paragem e pernoita em Chipre, partiu para Gaza na Quarta de manhã, tentando chegar à Faixa numa clara violação ao bloqueio naval imposto por Israel.
Israel tem todo o direito de intervir em situações como esta, pois nada garante que barcos oriundos de nações inimigas e alegadamente carregados de "boas intenções" não venham a trazer fornecimentos de armas e munições para os terroristas do Hamas...
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário