quinta-feira, fevereiro 19, 2009

PERES INICIA CONVERSAÇÕES COM LÍDERES DOS PARTIDOS

O comité central para as eleições em Israel entregou ontem à noite ao presidente Peres os resultados oficiais das recentes eleições, iniciando-se agora o processo de consultas em que ele decidirá quem dirigirá o próximo governo de Israel.
Quando os membros do comité chegaram à residência oficial do presidente em Jerusalém, Peres afirmou estar confiante de que "será formada uma parceria abençoada" a partir do novo alinhamento do Knesset, que vê agora os partidos Kadima e Likud praticamente empatados e competindo pelo direito de liderarem um novo governo de coligação.
Peres notou ainda que "o problema não só quem será o próximo primeiro ministro mas qual será a política do Estado de Israel". Estas afirmações foram o máximo que se conseguiu tirar da boca do presidente, a braços com esta difícil escolha.
A decisão terá muito a ver com o líder do terceiro partido mais votado: Lieberman. O seu partido - Israel Beiteinu - conseguiu 15 assentos no parlamento, e a decisão sobre qual dos dois "grandes" - Netanyahu e Livni - irá apoiar poderá determinar a decisão do presidente. Tudo leva a crer que a tendência será de apoiar Netanyahu.


Tudo no impasse a que Israel já nos habituou. Esperamos que Shimon Peres busque de Deus sabedoria para uma decisão que poderá mudar para sempre a história de Israel.


Shalom, Israel!


Sem comentários: