quarta-feira, fevereiro 11, 2009

VITÓRIA DA RAZÃO

Apesar da escassa vitória numérica do Kadima numa altura em que 99% dos votos estão contados - 28 assentos contra 27 do Likud - os grandes vitoriosos nestas eleições foram indubitavelmente os partidos de direita (Likud e o Yisrael Beitenu) que conquistaram os dois juntos uma maioria no Knesset - 27 do Likud e 15 do Yisrael Beitenu.
Isso significa que a maioria do povo israelita não está disposto a negociar terra com os palestinianos, ainda que queira negociar a paz. Mas isso em outras condições. É também sinal de que os planos macabros de dividir Jerusalém e ceder terras na Samaria não irão vingar, para alívio daqueles que como nós acreditam que a Terra de Israel pertence ao povo judeu.

Compete agora ao presidente Peres decidir a quem vai confiar a chefia do governo, visto que terá de ser um governo de coligação. Obviamente a única pessoa capaz de liderar tal governo será Netanyahu.

Claro que Livni já apelou a Netanyahu para a formação de um governo de unidade nacional sob a liderança dela, algo que acredito Netanyahu não irá aceitar, tanto mais que ele está respaldado por uma maioria de direita no parlamento.

Os próximos dias serão assim excitantes. Shimon Peres consultará os líderes partidários sobre a escolha que eles próprios farão, e tudo leva a crer que o peso da direita confiará a Netanyahu a chefia do governo. Restará ao presidente promulgar tal decisão.

Shalom, Irael!

Sem comentários: