segunda-feira, março 18, 2013

33º GOVERNO DE ISRAEL APROVADO PELO KNESSET EM JERUSALÉM


A menos de dois dias da visita de Barack Obama a Israel - uma visita rodeada de um impressionante esquema de segurança - o parlamento de Israel, o Knesset, aprovou por maioria de 68 votos a favor, 48 contra e a ausência de 4 deputados.
O novo governo é composto por 22 ministros, tendo a composição final sido apenas revelada esta manhã, após o que seguiu um juramento ao estado e ao parlamento.
Netanyahu dirigiu-se ao plenário com palavras de gratidão ao povo de Israel: "Gostaria de agradecer aos cidadãos de Israel por me terem dado a incrível oportunidade de conduzir o país pela terceira vez."
E prosseguiu: "O primeiro-ministro de Israel carrega a suprema responsabilidade do destino do único verdadeiro estado judaico. A nossa existência aqui não é evidência própria e a nossa presença aqui não é acidental."

GRANDES DESAFIOS PELA FRENTE
Este 33º governo de Israel irá enfrentar decisões muito difíceis de tomar que certamente poderão fragilizar ou até desfazer a actual e difícil coligação governamental.
NETANYAHU E YA'ALON
A questão do "congelamento" dos aldeamentos ao redor de Jerusalém, o reatar do processo de paz com os palestinianos e a questão do Irão serão as grandes questões a resolver. A nomeação de um novo ministro da Defesa, Moshe Ya'alon, um general de "linha dura" que não quer negociar com palestinianos  criará um impasse neste insolúvel mas incontornável processo de paz, ao mesmo tempo que permitirá mais algum tempo para a questão iraniana, uma vez que ele não é a favor de uma intervenção imediata no Irão, antes deixar esgotar todas as hipóteses diplomáticas e sanções económicas.
Esperam-se dias difíceis, sem dúvida...
Shalom, Israel!


Sem comentários: