sexta-feira, março 01, 2013

SECRETÁRIO GERAL DA ONU CRITICA DURAMENTE COMENTÁRIO DE ERDOGAN SOBRE O SIONISMO

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, teve hoje uma clara declaração contra o anti-sionismo latente nas declarações do primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, que comparou o sionismo ao próprio fascismo.
Na passada Quarta-Feira, durante o encontro "Aliança de Civilizações" realizado pela ONU em Viena de Áustria, o primeiro ministro turco Erdogan afirmou o seguinte: "Tal como com o sionismo, o anti-semitismo e o fascismo, tornou-se necessário ver a islamofobia como um crime contra a humanidade." O encontro visava promover o diálogo entre o islão e o Ocidente.
Numa declaração emitida pelo porta-voz de Ban Ki-moon, o secretário geral da ONU transmitiu a sua crítica às afirmações de Erdogan: "O secretário geral acredita ser lamentável que tão dolorosos e divisionistas comentários fossem proferidos numa reunião realizada sob o tema da liderança responsável."
O comentário do primeiro ministro da Turquia levou a duras críticas do observatório da ONU, um grupo de vigilância às tendências anti-israelitas e abuso de direitos humanos dentro da ONU.
A resolução 3379 da Assembleia Geral da ONU, que foi adoptada por uma maioria de 72 votos a favor, 35 contra e 32 abstenções, afirmava que o sionismo era "uma forma de racismo e descriminação racial." Devido à pressão dos EUA, a declaração foi revogada em 1991.
Israel e a Turquia desfrutavam excelentes relações políticas até ao incidente com o barco turco Marmara que integrava a flotilha que em 2010 tentou entrar abusivamente em Gaza. 9 turcos foram mortos nesse incidente e vários israelitas ficaram feridos. Desde essa altura, a Turquia vem pedindo a Israel um pedido formal de desculpas, algo que Israel, obviamente, não deve fazer.
Shalom, Israel!

Sem comentários: