terça-feira, março 12, 2013

PERES AO PARLAMENTO EUROPEU: "O SONHO TORNOU-SE UMA REALIDADE"

Pela primeira vez ao fim de 30 anos um presidente do estado de Israel falou ao parlamento europeu. A última vez que um presidente israelita subiu ao pódio europeu foi em 1985, quando a União Europeia, nessa altura CEE, se resumia a 10 nações. Volvidos estes quase 30 anos, a União Europeia tem 27 países representados por 754 deputados. 
O discurso de Shimon Peres ao parlamento europeu esta manhã foi histórico e foi aplaudido de pé por praticamente todos os deputados presentes.
Alguns pontos salientes do discurso têm a ver com a ligação da Europa com Israel e o perigo nuclear do Irão.
"A ideia do renascimento de Israel nasceu em solo europeu," - referiu o presidente, continuando: "Nestes últimos mil anos, mais judeus viveram na Europa do que em qualquer outro continente. Mas também mais judeus foram assassinados na Europa nestes últimos cem anos do que nos dois mil anos precedentes. Experimentámos aqui (Europa) a pior tragédia da nossa história. Aqui sonhámos um renascimento impossível. Seis milhões, um terço do nosso povo, foram aqui assassinados pela fome, gás, espingardas e fogo. O que restou deles foram cinzas. Nós não esqueceremos que os justos entre as nações carregaram candeias de luz no meio das trevas. Foram pequenos em número mas grandes em heroísmo. Israel nasceu das cinzas no final da Segunda Guerra mundial. Se alguém nessa altura se levantasse e dissesse que em três anos um estado judaico seria criado - teria sido considerado de visionário em delírio. Mas o sonho tornou-se realidade."
No seu discurso, Shimon Peres apelou ainda à União Europeia para classificar o Hezbollah como uma "organização terrorista", algo que inexplicavelmente a UE ainda não fez.
Peres denunciou ainda o regime de Teerão, como "o maior perigo para a ameaça mundial". 
Peres comparou ainda o "milagre" do ressurgimento da Europa após uma guerra desastrosa com o "milagre" do ressurgimento de Israel após tão grande genocídio: "Eu vim para expressar a nossa admiração pela Europa transformada. As nossas relações aqui e agora são um diálogo entre dois milagres."

UM DISCURSO HISTÓRICO NUM DIA HISTÓRICO
Um discurso histórico, num dia histórico, o dia em que o conclave católico se começa a realizar no Vaticano. Coincidência? Talvez não...O triângulo Jerusalém > Europa > Roma a formar-se...
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

O velho continente infelizmente caminha para a enganação. Já se organizam em torno do espírito do anti-cristo.

As autoridades sabem ser 'diplomáticas' com Israel, por enquanto.


Fabiana