quarta-feira, março 20, 2013

"ISRAEL NÃO TERÁ MAIOR AMIGO QUE OS EUA" - AFIRMA OBAMA À CHEGADA A ISRAEL








Barack Obama foi recebido na residência oficial do presidente israelita Shimon Peres, em Jerusalém, com a apresentação de um coro infantil. Mais tarde Obama assinou o livro dos convidados e juntamente com Peres plantou uma árvore no jardim da residência presidencial.
Logo após, os dois prestaram algumas declarações breves. 

Peres afirmou: "É um grande prazer sentar-me com um verdadeiro amigo. Depois da reunião fico mais confiante que a sua visão pode transformar o Médio Oriente. Você chegou aqui com um impressionante registo, em particular no campo da segurança, e quero agradecer-lhe muito pelas noites que passou sem dormir."
E prosseguiu: "Vivemos numa época em que é tanto global como doméstica. Os interesses podem dividir, mas a visão pode unir. Há uma visão comum que nos une, que é trazer a paz. O maior perigo é o de um Irão nuclear. Confiamos na sua política de tentar primeiro por meios não-militares, com uma clara afirmação de que outras opções permanecem em cima da mesa."
Peres mencionou em seguida o acordo de paz israelo-palestiniano: "Não há alvo melhor ou mais alcançável do que a solução de dois estados."
E continuou: "Abu Mazen é o nosso parceiro no nosso esforço para parar o terrorismo e trazer a paz. O Hamas continua sendo uma organização terrorista que atinge cidadãos. O fantoche iraniano no Norte é o Hezbollah, que continua a atacar pessoas inocentes pelo mundo fora. O Hezbollah está destruindo o Líbano e apoiando o genocídio brutal na Síria."
Obama então interveio, prometendo a Israel que a sua administração prosseguiria na busca de um acordo de paz que permitirá aos cidadãos israelitas viverem em paz e livres da ameaça terrorista: 
"Neste trabalho, o estado de Israel não terá melhor amigo do que os Estados Unidos," - afirmou Obama.
Obama ainda adiantou: "As crianças que vimos hoje terão uma oportunidade para a paz e a prosperidade. Esta responsabilidade foi simbolizada pela plantação da árvore. Queremos agradecer-vos por todas as sementes que vocês têm plantado, sementes de progresso, sementes de segurança, sementes de paz, e estas têm contribuído para o crescimento das relações entre os nossos dois países."

Obama foi recebido no aeroporto de Tel Aviv por volta do meio-dia e foi recebido pelo presidente Shimon Peres e pelo primeiro-ministro Netanyahu. Obama era todo sorrisos ao abraçar os dois líderes, agradecendo-lhes pela calorosa recepção.
Peres deu as boas vindas a Obama: "A sua visita aqui é uma orgulhosa demonstração do profundo relacionamento entre os nossos dois países."
Netanyahu falou também nas boas-vindas ao presidente americano: "Você escolheu vir a Israel na sua primeira visita ao estrangeiro no início do seu segundo mandato... Obrigado por estar ao lado de Israel nesta altura de mudança histórica."
O presidente Obama respondeu às boas-vindas, dizendo: "Ao povo de Israel, obrigado por estas incríveis boas-vindas." E acrescentou depois, mas já em hebraico: "É bom estar de novo em Israel."
Shalom, Israel!

Sem comentários: