quarta-feira, junho 08, 2016

"AS RELAÇÕES ENTRE A RÚSSIA E ISRAEL SÃO PROFUNDAS" - AFIRMOU PUTIN

Benjamin Netanyahu encontra-se de visita a Moscovo, a quarta já deste ano, desta vez para comemorar os 25 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Após o encontro entre Netanyahu e o presidente russo Vladimir Putin realizado ontem à tarde, foi realizada uma conferência de imprensa conjunta em que foram sublinhadas as excelentes relações entre as duas nações: "As conversações com o primeiro-ministro foram construtivas" - declarou Putin, acrescentando: "Abordámos as relações bilaterais e os problemas internacionais. Netanyahu está de visita aqui para assinalar os 25 anos desde e restabelecimento das relações diplomáticas entre a Rússia e Israel, e as nossas relações estão mais profundas. A União Soviética foi o primeiro país a reconhecer Israel como estado independente em 1948."
Referindo-se às relações comerciais entre ambos os países, Putin revelou os planos para incrementar a cooperação mútua: "Estou certo de que o estabelecimento de uma área de livre comércio entre a união euro-asiática e Israel será um incentivo para o desenvolvimento das relações económicas."
Netanyahu enfatizou também as boas relações entre Jerusalém e Moscovo: "As nossas relações têm estado a desenvolver-se sistemática e consistentemente...nunca esqueceremos o povo russo e o papel do exército Vermelho na derrota dos nazis."
Olhando para os próximos 25 anos, Neanyahu referiu-se às áreas actuais de cooperação nos campos da tecnologia, inovação, high-tech, economia, comércio, turismo, cultura e muitas outras áreas: "Determinámos hoje que iremos ter pontos de cooperação...para fortalecer as relações tecnológicas. Expressei também apreciação pelo facto de não longe daqui existir um instituto para o ensino da língua hebraica sustentado pelo governo russo. Exprimi a minha esperança de que o número de pessoas que falam o hebraico na Rússia venha a alcançar o número dos que falam russo em Israel."
Num raro acto de cortesia, Putin acompanhou Netanyahu numa visita ao majestoso edifício do Kremlin, mostrando-lhe algumas peças de arte com representação de figuras bíblicas. 
Acompanhado da sua esposa Sara, Netanyahu visitou ainda uma exposição denominada "Abrindo a porta para Israel", no centro da capital russa. A exposição interactiva tem nove portas que se abrem para revelar Israel a partir de diferentes ângulos e pontos de vista.
Vivem actualmente em Israel mais de 1 milhão de judeus oriundos das ex-repúblicas soviéticas e que vieram viver para Israel após a queda do comunismo e da URSS. Este êxodo de judeus russos para Israel tornou-se profeticamente simbólico, sendo muitas vezes denominado como "Êxodo II."

Shalom, Israel!

Sem comentários: