quinta-feira, junho 16, 2016

ISRAEL VAI CONSTRUIR MURO SUBTERRÂNEO NA FRONTEIRA COM GAZA

Israel planeia construir um imenso muro com dezenas de metros abaixo do solo e outro tantos acima do solo, de forma a prevenir os ataques do Hamas através dos túneis escavados a partir de Gaza.
Segundo um oficial israelita, "é inevitável uma confrontação com o Hamas. Mas tem de ser a última."
Este muro percorrerá toda a fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, calculando-se o seu custo em 2,2 biliões de shekels.
A extensão total cobrirá cerca de 90 kms de extensão em toda a extensão sul da fronteira, passando a ser o terceiro sistema de defesa do género construído por Israel.
Os primeiros 60 kms de vedação foram construídos em 1994, a seguir aos "acordos de Oslo", enquanto que o segundo sistema foi erigido depois da saída de Israel de toda a Faixa de Gaza, em 2005. Nenhum dos esforços conseguiu no entanto solucionar o problema com as ameaças terroristas vinda dos túneis.

VEDAÇÃO COM O LÍBANO
No Norte de Israel, está sendo também construído um muro à volta de partes da fronteira com o Líbano, em regiões adjacentes a povoações israelitas. A construção deste muro foi decidida depois que foram feitas declarações públicas pelo líder do grupo terrorista Hezbollah, Hassan Nasrallah, incitando ao ataque e sequestro de aldeias inteiras durante um ou dois dias. 
Já existe uma vedação entre os dois países, mas torna-se necessário um muro que torne mais difíceis possíveis infiltrações inimigas.

Shalom, Israel!

Sem comentários: