quarta-feira, março 25, 2009

CHUVAS ABENÇOAM ISRAEL, MAS CONTINUA A CRISE DA ÁGUA

Apesar das fortes chuvas que têm caído esta semana em Israel, continuam as preocupações sobre a quantidade mínima de água fresca existente em Israel, ao mesmo tempo que surgem 2 relatórios abordando a crise da falta deste recurso em Israel.
Janeiro passado viu a menor quantidade de chuva jamais registada em Israel desde que os registos se iniciaram nos anos 20. O inverno seco seguiu-se ao verão extremamente quente de 2008.
Para piorar a situação, surgiu um relatório dos "Amigos da Terra - Médio Oriente" alegando que Israel não estava acompanhando os outros países nos esforços para conservar a água e evitar desperdícios.
Por outro lado, a "Autoridade da Água" de Israel forneceu um extenso relatório sobre os seus esforços para a conservação do precioso líquido, alegando os passos já dados pelo governo para proibir a rega de jardins e parques durante os meses de inverno, uma campanha de sensibilização em massa para toda a população enfatizando a necessidade de se ter cuidado com o uso da água e uma nova estrutura de preços visando encorajar as pessoas a gastarem menos desse tão precioso recurso.
As multas para quem violar as normas serão também aumentadas e serão fornecidos equipamentos para adaptar aos equipamentos de água de forma a produzir uma maior poupança.
Por outro lado - e este bem positivo - as Nações Unidas assinalaram no passado Domingo o "Dia Mundial da Água" emitindo um relatório em que Israel é elogiado como líder mundial na dessalinização e nos esforços de reciclagem da água.
O país já recicla cerca de 75% da sua água de esgotos para utilização na agricultura, e várias instalações para tratamento de água de esgoto estão sendo construídas tendo por objectivo alcançar os 90% de água de esgotos reciclada em 2013.
Mesmo assim, cada gota conta, e existem planos para o racionamento da água e para a importação de água fresca da Turquia caso a situação piore bastante.
A extensa seca em Israel destes últimos três anos não é nada de anormal em Israel e na região, mas o grande problema é que a limitada quantidade de água tem estado a esvair-se pela crescente exigência de consumo pela população. Cinco novas plantas de dessalinização estão sendo construídas, mas elas não conseguirão por si só repôr os sobre utilizados reservatórios do Mar da Galiléia e aquíferos costeiros e montanhosos que constituem as principais fontes de água do país.
É também um assunto para oração, para que Deus abençoe a Terra com muita chuva!
Shalom, Israel!



Sem comentários: