segunda-feira, março 30, 2009

NETANYAHU: FAREMOS TUDO O QUE PUDERMOS PARA FAZER PAZ COM OS NOSSOS VIZINHOS

O primeiro-ministro designado, Benjamin Netanyahu, elogiou esta tarde o seu predecessor Ehud Olmert pelos seus "esforços para a paz" e disse que o seu governo liderado pelo partido Likud fará tudo o que for possível para fazer acordos duradoiros com todos os vizinhos de Israel.
"O governo que estou construindo fará tudo o que for possível dentro das suas capacidades para conseguir uma paz justa e sustentável com todos os nossos vizinhos e com todo o mundo árabe." - prometeu Netanyahu durante uma sessão especial no Knesset para comemorar os 30 anos da assinatura do acordo de paz entre Israel e o Egipto. - "Qualquer um dos nossos vizinhos que esteja disposto a fazer a paz encontrará a nossa mão estendida" - afirmou ainda.
Naquele que foi o seu último dia como primeiro-ministro, Olmert sublinhou a importância dos acordos de paz assinados nas décadas anteriores, elogiou a coragem dos líderes que os assinaram e incentivou Netanyahu a fazer concessões.
"Não existe estado judaico sem que haja uma firme e segura maioria de gerações judaicas, e não existirá tal maioria numa "Grande Israel" habitada por milhões de palestinianos" - continuou o primeiro-ministro no dia a sua saída - "A conclusão é clara: dois estados para dois povos. Não há substituto. É o único caminho. A visão de dois estados com um massiço apoio internacional é possível".
Olmert continuou a sua apologia ao processo de paz, alegando que estava muito perto de um acordo de paz, inclusivé com a Síria.
Virando-se para Netanyahu, Olmert desafiou: "Estávamos à beira de conversações directas com os sírios. Você recebeu todos os detalhes e obterá ainda mais. Tem a informação à sua frente. Tome a iniciativa com coragem, não se detenha, e a História lhe agradecerá."


Felizmente que Olmert está de saída. Esse homem estava sem dúvida levando o país à beira do abismo. Israel não precisa de líderes dúbios, mas de homens corajosos que não cedam terra santa em troca de uma paz que só existe na imaginação de alguns que vivem nas suas terras seguras e isentas de ameaças de vizinhos. É fácil dar ordens nas casas dos outros.
Israel precisa de paz, mas não a qualquer preço.
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

só pode ser piada,esse lunaticosó quer guerra para movimentar o sionismo e as industrias armamentistas.