terça-feira, março 24, 2009

CONFRONTOS EM UMM EL-FAHM

Durante uma manifestação esta manhã de cerca de 100 pessoas ligadas a partidos de direita israelita na cidade árabe de Umm el-Fahm, cerca de 15 pessoas ficaram levemente feridas em confrontos com os oponentes palestinianos, e outras 12 foram presas pela polícia israelita. Um dos feridos foi o próprio chefe da polícia local.
Pedras foram atiradas contra os manifestantes, mas a polícia conseguiu prevenir a escalada dos confrontos ao utilizar granadas de gás lacrimógeneo.
Durante a manifestação os participantes atravessaram a cidade empunhando bandeiras de Israel.
Tensões haviam crescido ontem quando o presidente da câmara local comunicou a proibição deste desfile. Milhares de polícias estavam de prevenção, e grupos palestinianos estavam preparados para o confronto, empunhando pedras e bandeiras palestinianas.
Situações como esta tendem a surgir um pouco por todo o lado, à medida que as posições extremas se radicalizam, e o novo governo de Israel, dirigido pela direita vai tomando forma.
Esta convivência entre árabes e judeus nunca foi fácil, mas agora que a UE e os próprio EUA comandados por Hussein Obama "empurram" cada vez mais Israel para a "solução 2 estados", os desentendimentos e os ódios voltarão à tona, levando a confrontos e medidas extremas.
Assim é e será até à volta do Messias. Que Ele venha depressa para reinar e impôr a Sua autoridade sobre aquela terra! - Salmo 2.
Shalom, Israel!

Sem comentários: