terça-feira, março 03, 2009

HILLARY CLINTON ENCONTRA-SE COM PERES

No seu encontro de ontem à tarde com o presidente Peres, a secretária de estado norte-americano Hillry Clinton reiterou a "necessidade" de uma solução "2 estados".
Essa tem sido a posição dos últimos governos norte-americanos e europeus. Essa tem sido a posição do actual governo de Israel. Mas não será a posição do próximo primeiro ministro Netanyahu.
Clinton afirmou qe os EUA cooperarão com qualquer governo eleito democraticamente pelo povo de Israel. Peres, por seu turno, declarou que Israel está comprometido com o processo de paz.
Hoje mesmo a secretária de estado vai encontrar-se com Netanyahu, que provavelmente lhe dará a certeza de que tenciona dialogar com os grupos palestinianos moderados, concedendo-lhes inclusivé algum apoio.


Tudo isto não passa de política de fachada. Israel não pode deixar que sejam os outros a decidir o seu futuro. Afinal o povo decidiu votal num governo firme. É Israel que sofre diariamente os ataques terroristas vindos do Hamas e outros, por isso cabe a Israel defender-se e gerir o seu espaço - a sua terra - soberanamente, sem ter de pedir opinião a ninguém. E nunca dividir a terra com os palestinianos!


Salom, Israel!

Sem comentários: