terça-feira, março 31, 2009

"PEÇO-VOS QUE TENHAM FÉ"

No seu discurso de tomada de posse do 32º governo de Israel, esta tarde, no parlamento de Israel, o novo primeiro-ministro Netanyahu afirmou que a maior ameaça para Israel e a humanidade vem dum regime radical que tenta armar-se com armas nucleares. Acrescentou ainda que não deseja mandar nos palestinianos.
"Estou diante de vós, não com um brilho de vitória, mas com um enormíssimo sentido de responsabilidade. Estes não são tempos normais. Peço-vos que tenham fé para estes tempos de crises sem precedentes" apelou Netanyahu no seu discurso.
"Israel está enfrentando dois imensos desafios nas frentes económica e da segurança. As nossas decisões e acções irão determinar se somos capazes de navegar nas tempestades."
Netanyahu apelou também aos palestinianos para abraçarem a paz: "Se é realmente a paz que quereis, nós podemos alcançá-la. Avançaremos (as negociações) em três avenidas: a financeira, a da segurança e a diplomática... apoiaremos um mecanismo palestiniano que lute contra o terrorismo. Não temos o desejo de governar sobre um outro povo. O acordo (final) de paz capacitará os palestinianos a se governarem a si mesmos, com excepção daquilo que possa ameaçar Israel."
O discurso, diversas vezes acompanhado por interjeições da oposição, terminou com uma simples palavra de despedida ao antecessor: "Obrigado, Ehud".
Será obviamente um tempo muito difícil para Netanyahu. Em todos os aspectos. Só a fé conseguirá alimentar a esperança de ver os sonhos realizados. E nada é impossível ao que crê...
Shalom, Israel!


Sem comentários: