terça-feira, junho 03, 2008

900 NOVAS CASAS A CONSTRUIR EM JERUSALÉM


Numa decisão anunciada ontem pelo Ministro da Habitação, Ze'ev Boim, Israel irá construir mais 900 habitações numa zona além da chamada "linha verde", ou seja, as fronteiras anteriores a 1967.
Nas celebrações do 41º aniversário da reunificação de Jerusalém, o ministro aproveitou para anunciar estas construções numa zona ainda "por discutir" nos futuros acordos finais com os palestinianos. 121 novas habitações serão construídas em Har Homa, e 763 em Pisgat Zeev.
A Autoridade para a Terra de Israel irá transferir territórios adicionais para o Ministério da Defesa e a um grupo de veteranos para a construção de um centro educacional para comandantes do exército.
A secretária de estado norte-americano Condoleezza Rice já anunciou a sua oposição aos planos de construção, avisando que todos esses projectos têm de parar. Em vésperas da visita do primeiro ministro Olmert aos EUA, o porta voz da Casa Branca já avisou que a construção dessas novas habitações "irá exacerbar as tensões nas negociações com os palestinianos".
Habitualmente silencioso quanto à violência palestiniana contra Israel, o secretário geral da ONU, o coreano Ban Ki-Moon foi no entanto rápido em condenar Israel pelo projecto, afirmando que o mesmo "é contrário à lei internacional e aos compromissos do processo de paz".
Mais uma fonte de controvérsia para Israel. Os palestinianos reclamam aquela terra como sua para a capital do seu futuro estado. Israel declarou a sua soberania sobre toda a Grande Jerusalém e sente-se no direito de construir nas terras que lhe pertencem. Ontem mesmo, durante as celebrações do Dia de Jerusalém, Olmert reafirmou "a eterna soberania de Israel sobre Jerusalém".
No seu discurso, o primeiro ministro acrescentou ainda: "Jerusalém é o coração da nação judaica; durante milhares de anos judeus (religiosos) têm orado voltados para a cidade e para o Monte do Templo três vezes por dia. Há quarenta e um anos atrás Jerusalém foi liberta e unida numa guerra que nos foi imposta. Milhares de anos depois de David e Salomão terem abençoado a cidade e o templo, Jerusalém voltou às mãos dos judeus. Isto é irreversível."
Shalom, Israel!

Sem comentários: