quinta-feira, junho 05, 2008

OBAMA PROMETE APOIO A ISRAEL


Perante uma entusiástica e vibrante audiência na sua primeira intervenção pública após ser nomeado como o candidato democrata à corrida presidencial norte-americana, Barack Obama afirmou ontem que ninguém pode questionar o seu apoio a Israel e que ele será o melhor candidato no que toca à segurança do estado de Israel.
Constantemente interrompido por aplausos e com várias prolongadas ovações de pé, o candidato, no seu discurso perante o AIPAC ( Comité para as relações americano-israelitas) que durou 3 dias, teve a mais calorosa recepção entre todos os candidatos presentes, incluindo Hillary Clinton e John McCain. Obama afirmou as suas ligações à comunidade judaica e vincou a importância da segurança de Israel, prometendo ainda: "farei tudo quanto estiver no meu poder para impedir que o Irão obtenha armas nucleares."
Obama assumiu ainda posições mais claras quando afirmou que "Jerusalém permanecerá como capital de Israel, e deve manter-se indivisível". Descreveu ainda o ataque de Israel ao local onde supostamente se estariam a desenvolver armas nucleares na Síria, em Setembro passado, como "inteiramente justificado para acabar com essa ameaça."
Tendo sido criticado pelas suas ideias em relação a um possível diálogo com o Irão e até pelo facto de ter o nome árabe "Hussein" no seu nome (Barack Hussein Obama), o candidato mostra agora maior firmeza quanto ao Irão e mais clareza quanto a Israel. Veremos se ao ser provavelmente eleito como presidente dos EUA ele manterá essa postura, ou se tudo isto não passa de retórica para conquistar os preciosos votos dos judeus nos EUA...
Shalom, Israel!

Sem comentários: