sábado, junho 28, 2008

CANADÁ AO LADO DE ISRAEL


O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, recebeu uma medalha de honra humanitária de uma organização judaica pelo seu apoio a Israel. Durante o discurso de recepção, ele afirmou que "os grupo e os regimes que visam a destruição de Israel nunca trarão paz nem justiça aos palestinianos".
O primeiro-ministro anunciou ontem que o Canadá continuará a estar ao lado de Israel e que se opõe a decisões internacionais que sejam prejudiciais ao estado judaico.
"O nosso apoio ao seu direito a existir é imutável. O nosso apoio ao seu direito a se defender é inequívoco." - falou Harper perante apoiantes da organização judaica B´nai B'rith International, que o galardoou com a medalha de ouro por actos humanitários, sendo o primeiro canadiano a receber tal distinção.
"Não existe hoje qualquer hesitação ou ambiguidade na posição do Canadá" - afirmou - "Israel é um amigo e um aliado". Harper agradeceu aos organizadores a medalha, previamente oferecida a líderes mundiais como os primeiros ministros israelitas David Ben Gurion e Golda Meir e aos antigos presidentes americanos Harry Truman e John F. Kennedy.
O primeiro-ministro lembrou que o Canadá foi o primeiro país a suspender relações com o Hamas. "Temos estado firmes no nosso apoio ao direito de Israel de defender a sua existência contra bombistas suicidas, grupos terroristas e das ameaças genocidas de regimes que os apoiam." - adiantou.
"Esses grupos e regimes que procuram a destruição de Israel não têm nem nunca trarão paz ou justiça aos palestinianos; poderão apenas prolongar o seu sofrimento"
Referindo-se à próxima conferência sobre o racismo a realizar em Durban, na África do Sul, Harper mencionou que "este país não será participante de nenhuma festa de ódio anti-semita e anti-ocidental vestido com capa de conferência anti-racismo" - afirmou, adiantando que "o Canadá já anteriormente recusou ser pressionado a assinar resoluções internacionais unilaterais contra Israel."

Numa velada referência ao Irão, Harper declarou que "aqueles que tentam eliminar uma nação irão inevitavelmente ameaçar-nos a todos nós".
Harper também elogiou a participação do Canadá num grupo de trabalho internacional sobre a educação, memória e pesquisa do Holocausto: "O Holocausto deve ser recontado, não apenas pelo seu valor e história, mas para que possamos reconhecer hoje e no futuro os seus sinais e os seus apóstolos onde quer que eles apareçam no mundo."
O primeiro-ministro canadiano mencionou que a história do seu país "não está isenta de cicatrizes", referindo-se à decisão de mandar para trás centenas de judeus alemães refugiados do Holocausto que tentavam entrar no Canadá a bordo do navio SS St. Louis, em 1939. Ele apelidou a decisão de "trágica e indesculpável".

Shalom, Canadá! Shalom, Israel!



Sem comentários: