sábado, junho 07, 2008

A INTERVENÇÃO EM GAZA PODE ESTAR POR DIAS


O exército de Israel está pronto para intervir na Faixa de Gaza, bastando apenas que o primeiro ministro Olmert tome a decisão final.
"Os últimos grãos de areia estão a descer no relógio de areia" - afirmou o ministro da Defesa, Ehud Barak, nesta última Quinta-Feira, num encontro com líderes municipais da região de Gaza. Ou seja, o tempo e a paciência de Israel estão-se a esgotar.
Estas palavras confirmam que estará para breve uma significativa intervenção militar em Gaza, e de que não se estará a falar de meses ou até semanas, mas sim de dias. O ataque militar virá antes de um tempo de acalmia - afirmou ainda.
Barak tenta passar desapercebida a mensagem, não querendo dar quaisquer pistas ao Hamas, mas parece que já tomou a decisão - mesmo antes da reunião ministerial - em que um acordo de tréguas com o Hamas que não seja precedido por uma intervenção militar não é mais uma opção realista.
Parece que existe acordo entre ele e o primeiro ministro, e o chefe das Forças Armadas já reconheceu que não há outra alternativa que não a intervenção militar.
O exército preferiria provavelmente um ataque aéreo acompanhado de algumas operações terrestres contra um elevado número de alvos terroristas do Hamas. Contudo, isto não é muito realístico, devido a várias deficiências na informação.
Esperamos que Israel desta vez consiga destruir por completo o verdadeiro ninho de cobras venenosas que se instalou em Gaza, em especial o Hamas que não cessa de atingir o sul de Israel com os rockets que já causaram imensos estragos e perdas humanas.
Shalom, Israel!

Sem comentários: