domingo, junho 22, 2008

SARKOZY VISITA ISRAEL


O presidente francês Nicolas Sarkozy chega hoje a Israel para uma visita de três dias, sendo esta a sua primeira visita oficial a Israel e aos territórios palestinianos desde a sua posse em Maio de 2007. Será acompanhado da sua esposa Carla Bruni, de 40 anos, ex-modelo e cantora, vários ministros e cerca de 100 empresários franceses.
Além dos encontros com o primeiro ministro Ehud Olmert, o presidente Shimon Peres e o líder da oposição Benjamin Netanyahu, Sarkozy irá ainda falar no Knesset e acompanhará o presidente Peres numa visita de helicóptero ao Mar Morto, Massada e Ein Gedi.
Peres e Sarkozy deverão lançar oficialmente o Projecto Vale da Paz, o "menino de oiro" do presidente israelita, que inclui a iniciativa Mar Morto-Mar Vermelho a ser parcialmente financiada pela França.

Sarkozy é considerado o presidente francês mais pró-Israel desde a fundação da 5ª República em 1958.
Olmert tem denominado Sarkozy como "um verdadeiro amigo de Israel", descrevendo as relações entre a França e Israel desde que Sarkozy se tornou presidente "não apenas como uma lua de mel mas como uma verdadeira história de amor."
A visita de Sarkozy não só tem a ver com a celebração dos 60 anos de Israel, mas ganha um muito maior significado ao ser realizada uma semana antes de a França assumir a presidência rotativa da União Européia.
Os laços bilaterais têm florescido desde o ano passado e a tensão que caracterizava os laços entre Paris e Jerusalém nestes últimos anos tem sido substituída por uma atmosfera positiva.

A mãe de Sarkozy é de descendência greco-judaica e franco-católica e o seu filho Jean ficou recentemente noivo da filha de um conhecido empresário judeu francês.
Uma das principais iniciativas durante os seis meses de presidência francesa da UE será o desenvolvimento da idéia de Sarkozy de uma "União Mediterrânica" que incremente o "já existente processo de Barcelona e que lance uma coperação entre a União Européia e os países do sul da bacia mediterrânica."

Enquanto que Israel apoia a iniciativa, muitos países árabes têm expressado reservas, temendo que a cooperação regional possa gerar a normaliização dos laços com Israel antes da paz entre judeus e palestinianos.
Falando na passada sexta-feira numa conferência de imprensa em Bruxelas, Sarkozy afirmou que uma reunião entre os líderes da Síria e de Israel num próximo encontro entre estados a realizar em Paris no próximo dia 13 de Julho representaria um "progresso formidável".

Mais uma vez a inescapável aproximação entre Israel e a Europa...
Shalom, Israel!




Sem comentários: