segunda-feira, junho 16, 2008

JERUSALÉM VAI CONTINUAR CONSTRUINDO NOVAS HABITAÇÕES


O primeiro ministro de Israel encontrou-se com a secretária de estado norte-americano Condoleezza Rice, desafiando os recentes comentários extremamente críticos da mesma relacionados com a construção de novas habitações em Jerusalém.
"Vamos construir nos arredores de Jerusalém que se espera permaneçam nas mãos de Israel. Não iremos confiscar mais terras palestinianas mas construir nas imediações de Jerusalém." - afirmou Olmert.
As duas autoridades reuniram-se ontem à noite em Jerusalém pouco tempo depois de Rice ter "arrasado" verbalmente o plano israelita de construir na parte oriental da cidade. O encontro de duas horas cobriu os recentes desenvolvimentos regionais, mas centrou-se principalmente nas actuais conversações com os palestinianos.
A reacção israelita às duras críticas de Rice foram recebidas com indiferença, sabendo-se que aquilo que ela hoje diz tem pouca importância prática, uma vez que o governo Bush do qual ela faz parte está de saída, pelo que pouco poderá intervir em todo o processo. Devido à actual instabilidade política em Israel, será pouco credível que se consiga um acordo com os palestinianos até ao final deste ano, conforme era o desejo da administração americana. Rice tem vindo a dizer que a construção de novas habitações iria ferir o processo negocial.
Desafiando as considerações do governo Bush, o ministro do Interior de Israel anunciou na passada sexta-feira a construção de 1.300 habitações em Ramat Shlomo, nas imediações de Jerusalém, precisamente além das fronteiras de 1967.
E ontem mesmo, o município de Jerusalém anunciou a aprovação final do plano de construção de dezenas de milhares de novos apartamentos para os próximos 12 anos, incluindo alguns milhares ao redor de Jerusalém oriental.
Israel não precisa da permissão de ninguém para construir na sua terra. O chamado "processo de paz" não pode depender da cedência de um direito inquestionável que Israel tem.
Shalom, Israel!

Sem comentários: