quinta-feira, junho 12, 2008

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM "A PRIMEIRA IGREJA DO MUNDO"


Arqueólogos escavaram e trouxeram à luz na Jordânia aquilo que eles acreditam ser as ruínas da primeira Igreja cristã.
"Desenterrámos aquilo que consideramos ser a primeira Igreja do mundo, datando de 33 a 70 d.C."- afirmou Abdul Qader al-Hussan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos Rihab, da Jordânia, ao jornal Jordan Times.
Acrescentou que a descoberta era "fascinante".
O edifício da Igreja com cerca de 2 mil anos foi descoberto por baixo da Igreja de São Jorge, em Rihab, Mafraq, a Norte da Jordânia, perto da fronteira com a Síria. A Igreja de São Jorge data de 23o d.C. e é considerada a mais antiga "Igreja a sério" do mundo.
Hussan disse que a sua equipa tem evidências suficientes para crer que "esta Igreja abrigou os primeiros cristãos - os 70 discípulos de Jesus Cristo".
Crê-se que estes primeiros 70 discípulos fugiram da perseguição em Jerusalém e que foram especialmente para Rihab, fundando Igrejas no Norte da Jordânia actual. Segundo Hussan, fontes históricas sugerem que os 70 cristãos "primitivos" viviam e praticavam a sua fé na Igreja subterrânea e que só saíram quando os governadores romanos abraçaram o Cristianismo.
"Foi então que se construiu a Igreja de São Jorge" - acrescentou Hussan.
A Igreja subterrânea foi descrita como uma cave com vários assentos em pedra que se acredita terem sido para os clérigos e uma área em forma de círculo, que se pensa ter sido a ábside - uma área onde normalmente se encontra o altar.
"Uma parede com uma entrada é a única divisão que separa o altar da área pública." - relatou Hussan.
"A cave tem também um túnel profundo que se crê conduzia a uma fonte de água" - acrescentou.
O bispo principal da Arquidiocese Ortodoxa Grega, Archimandrite Nektarious, descreveu a descoberta como "um importante marco para os cristãos do mundo inteiro".
"A única cave semelhante a esta em todo o mundo, tanto na forma como no propósito está em Tessalónica, na Grécia" - acrescentou o bispo.
Responsáveis no Ministério do Turismo da Jordânia disseram planear utilizar a descoberta para promoverem o turismo na região num futuro próximo.
Segundo Hussan, uns 30 edifícios de Igrejas já foram descobertos em Rihab, e acredita-se que Maria e Jesus terão passado por esta região.
Verdadeiramente, estamos vivendo tempos fascinantes!
Shalom, Israel!

15 comentários:

Anónimo disse...

E COMO ERA O NOME DESSA IGREJA?SERA QUE REALMENTE E A IGREJA CATOLICA?OU TERIE OUTRO NOME.QUAL?MEU E-MAIL silviojuizarbitral@hotmail.com

Anónimo disse...

tenho uma moeda romana de aproximadamente 2000 AC e quero saber mais informações sobre ela
gostaria de poder entrar em contato
com o prof. yosef garfinkel arqueologo israelence se alguem souber como me avise
email: henriquearruee@yahoo.com.br

Anónimo disse...

é que eu queria seguir uma religião,mas por existirem várias igrejas fico meio confusa, qual deva seguir!e quero saber se essa igreja é catolica.

Anónimo disse...

antes de cristo não havia igrjas? qual era a religião de Moisés? se ele recebia poderes até para abrie as aguas ? (mar vermelho).

samuel disse...

jesus atendeu ao pedido de sua mae,pedro tu és pedra sobre ti edificarei a minha igreja,pedro está emterrado na basilica e foi o primeiro papa.esta é da biblia

Anónimo disse...

tudo por jesus nada sem maria se viver com pai é bom,pai e mãe que maravilha

EDNA MYLLENA disse...

PQ A PALAVRA DE DEUS MESMA DIZ,QUE NOS SOMOS A IGREJA.O QUE HOJE É CHAMADA DE IGREJA CATOLICA E EVANGELICA,SÃO TENPLOS E Ñ IGREJA..PQ DEUS ESTA EM NOSSOS CORAÇOES NÃO É PASTOR E NEM MUITO MENOS PADRE QUE VAI TE SALVAR OU FAZER VOCE CRÉR MAIS EM Deus...lenbre-se nos somos a igreja de cristo,e moises recebia poderes de Deus e falava com ele pq antes que ouvesse ou ecistece algo ja era Deus ele é o principio meio e fim,e moises cria nele e sabia que ele é o unico Deus que existe...obrigada..meu email:edna_myllena@hotmail.com

EDNA MYLLENA disse...

RELIGIÃO É UMA COISA ENVENTADA POR PESSOAS DEUS Ñ FALA EM RELIGIÃO E SIM EM FÉ,PESEVERANÇA..MOISES Ñ TINHA RELIGIÃO ELE TINHA FÉ EM UM DEUS VIVO...PRESTEM A TENÇÃO COMO DEPOIS COMESARÃO A APARECEREM DEUSES,PQ KERIÃO SER IGAUL AO DEUS VIVO,MESMO ASSIM É AGORA KEREM COLOCAR COISA ONDE NÃO EXISTE..DEUS É UM SÓ,JA CRENSA NÃO.AI VAI DE CADA UM CRER NO QUE QUER..MEU EMAIL:EDNA_MYLLENA@HOTMAIL.COM

mariselma boturi disse...

como que depois de dois mil anos,descobrem a primeira igreja do mundo?Jesus Cristo viveu aqui e deixaria a igreja dele,como foi o proprio Jesus que declarou:A tua palavra e a verdade(S.Joao 17:17),Jesus baseou os seus ensinos nas Escrituras Sagradas.Citava-os constantemente.Por vezes fazia a pergunta.Que esta escrito na lei(lucas10:25)Numca lestes nas escrituras(S.Mateus21:42)Nao provem o vosso erro de nao conhecerdes as Escrituras?(S.Marcos12:24)Errais nao conhecendo as Escrituras(S.Mateus22:39),A Escritura nao pode falhar(S.Joao10:35)O especifico objetivo da Biblia e anumciar o amor de DEUS,a manifestaçao do seu filho,JESUS CRISTO,e tendo que ele se propoe fazer pelo pecador.Porque DEUS amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho Unigenito para que todo o que nele cre~nao pereça,mais tenha a vida eterna,(S.Joao3:16),e assim fiz das Sagradas Escrituras(aBiblia minha religiao)AMEM.ms.boturi@hotmail.com

Anónimo disse...

DA DO DE LER ESSAS MENSAGENS PESSOAS NEM SABEM ESCREVER IMAGINA ENTENDER OQUE SE PASSAVA NO MUNDO ANTIGO ESTAMOS NOS FINS DOS TEMPOS ALGUEM JA PERCEBEU COM OS DIAS ASHORAS ESTAO PASSANDO RAPIDAMENTE E QUE NAO ESTA DANDO TEMPO PARA ESTUDAR AS DESCOBERTAS DO MUNDO ANTIGO E TERMOS ESNTENDIMENTO DA ORIEGEM DE ACREDITAR NAS FORÇAS QUE VEM DE DEUS SO ESISTE UMA COISA A FAZER TODOS OS DIAS PRATICAR O BEM PARA A GRADAR A DEUS SEM TER NADA EM TROCA E DESCOBERTAS TEM SER ESTUDADAS SIM ELAS SAO O Q SOBROU DE VERDADES DE NOSSOS ANCESTRAIS DE BOAS DE BOA INDOLE SEM POLITICA SEM RACISMO ASSIM FOI MUITOS SERES HUMANOS DE NOSSO PASSADO,

Anónimo disse...

O problema das pessoas do mundo de hoje é que são muito arrogantes, pensam que são os donos da verdade, não pensam nem um pouco no passado.
Então me respondam, a Bíblia surgiu do nada? caiu do céu? As Igrejas protestantes criaram a Bíblia? Como se o protestantismo iniciou no século XV?
Foi a Igreja Católica quem guardou, protegeu as sagradas escrituras, organizou e compilou o que chamamos hoje de Bíblia. Deve ter sido muito fácil fazer tudo isso na época que não existia imprensa nem meios de comunicação não acham? Criticar, falar mal, acusar sem ter conhecimento é fácil né? Aconselho que pesquisem muito antes de falar algo, pesquisem muito, muito mesmo, pois existem muita mentira no meio da verdade, desde os primórdios.
Viva a igreja de Jesus!

Weliton Fernandes disse...

HÁ CONTROVÉRSIAS, EM RELAÇÃO A IGREJA PRIMITIVA.
A IGREJA CATÓLICA TEM POR TRADIÇÃO DE CONSTRUIR SEUS TEMPLOS POR CIMA DE TÚMULOS DE PROFETAS E APOSTOLOS, E ATÉ PESSOAS FAMOSAS DA ANTIGUIDADE, COMO MICHELAGELO. CONSTRUIU A BASÍLICA DE SÃO PEDRO SOBRE UM CEMITÉRIO ONDE ESTAVA SUPOSTAMENTE ENTERRADO O APOSTOLO PEDRO, VÁRIAS EDIFICAÇÕES DO CATOLICISMO ESTÁ SOBRE A HISTORIA DA BIBLIA, UMA DELAS É A CASA DE PEDRO. ENTRE OUTRAS. OU SEJA O CATOLICISMO APROVEITOU-SE DAS DESTRUIÇÕES PELOS ROMANOS E APODEROU-SE DAS VERDADEIRAS HISTORIAS. SOMENTE NÃO CONTAVAM QUE NO FUTURO AS PEDRAS IRIAM FALAR. A ARQUEOLOGIA É UM DOM DE DEUS PARA ESCLARECER DÚVIDAS E DESMASCARAR OS ENGANADORES. QUANTO A IGREJA DE SÃO JORGE COM CARACTERÍSTICAS CATÓLICA OU ESPÍRITA CONSTRUÍDA SOBRE AS RUÍNAS DE UMA IGREJA PRIMITIVA DE CARACTERISTICAS SIMPLES QUE NADA TEM A VER COM CATOLICISMO. ATÉ PORQUE ERA DA IGREJA PERSEGUIDA APÓS A MORTE DE CRISTO, QUE ALIÁS ESTA IGREJA SUBTERRANEA AINDA ERA DA EPOCA DE JESUS AINDA VIVO, VARIAS DELAS EXISTIAM.

mapka disse...

O termo católico só aparece em 156 d.C. A igreja católica matou milhares e milhares e milhares e milhares... de judeus... papa(não sei de quem)pio XII financiou aquele mendigo do hitler que era gay, frouxo, omisso, covarde, chifrudo, vagabundo(porque não gostava de trabalhar)Hitler para matar os 6 milhões e meio de judeus e com estes, o Benito Mussolinni e mais uns vagabundos mataram 50 milhões de pessoas dentre elas CRENTES, JUDEUS E UMAS 50 MIL CRIANÇAS QUE LANÇARAM NO DESERTO PARA TOMAR JERUSALÉM E MORRERAM DAS PIORES MORTES POSSÍVEIS. CORJAAAAAASSSS. A igreja somos nós. Qual a primeira vez que Jesus entrou no seu coração e te orientou a se converter a ele? A inquisição AINDA ACONTECE NA EUROPAAAAAAA VÃO LÁ-ESPALHEM CÂMERA NAS RUAS, ESCOLAS, PONTOS ESTRATÉGICOS E VOCÊS E ESTA MÍDIA QUE ESTÁ AI VERÃO QUEM PERSEGUE QUEM. A igreja EVANGÉLICA ATACA NO SENTIDO DE ENFRENTAR O MUNDO, O PECADO, E EVITA E FOGE E RESISTE AO DIABO PARA QUE MILHARES E MILHARES DE VIDAS SEJA SALVAS A CADA SEGUNDO, MINUTO, HORAS E DIAS E SEMANAS E ANOS PARA LIVRAR UM SÓ QUE SEJA DAS MÃOS DO INIMIGO E DE SEUS SÓCIOS, COMO RELIGIÃO, PECADO, CARNE, EGOÍSMO, ESTRELISMO, OCULTO, VAIDADE, CORRUPÇÃO, MAMOM(DINHEIRO)-VOCÊ ENTENDEU, INVEJA,... E QUANDO ELES NÃO CONSEGUEM, ELES TENTAM TE MATAR PARA VOCÊ NÃO PROCLAMAR O EVANGELHO. PRIMEIRO TENTAM TE HUMILHAR TE TIRANDO DA FÉ NUMA APOSTASIA QUE NASCE DE DENTRO PARA FORA-AGINDO QUANDO IMPEDEM DE O ESPÍRITO SANTO DE FALAR NO NOSSO MEIO; DEPOIS TENTAM A CARNE, A SOBERBA-DEUS ME LIVRE, O QUE TEM DE GENTE SE ACHANDO DEUS POR AI QUE DÁ ATÉ PENA. E TEM MAIS, TEM CERTAS PESSOAS FAZENDO DE TUDO PARA CONQUISTAR LÍDERES PARA RECEBER SUA PORÇÃO(PROMOÇÃO)"JUNTO AO TRONO-LADO DELES, VOCÊ ENTENDEU; TENTAM TAMBÉM POR PODER ECONÔMICO- ALIÁS, ESTE FOI O PRIMEIRO PECADO, OU SEJA, O MOTIVO DO PRIMEIRO PECADO NO MEIO DA IGREJA PRIMITIVA-CUIDADO; E,POR AI VAI SÓ PARA ESCANDALIZAR A OBRA DE DEUS E SUJAR O NOME DE SUA FAMÍLIA PARA SEMPRE E DE SEU BAIRRO A IGREJA NÃO PROSPERAR MAIS E SUA CIDADE E AMIGOS E FAMILIARES ESCANDALIZADOS PARA SEMPRE- ISTO -CONVENHAMOS, É PIOR QUE A MORTE. PORQUE PELA MORTE, QUEM SABE NA CONTABILIDADE DE SEUS ERROS, DEUS TENHA MISERICÓRDIA NA ÚLTIMA HORA E CONSIDERE SEUS ERROS, QUE AFINAL DE CONTAS HOMENS ILUSTRES NA BÍBLIA RECEBERAM DE DEUS MISERICÓRDIA EM TEMPOS EXTREMOS QUE ATÉ NÓS SE NÃO INTERPRETARMOS DIREITO A SANTA PALAVRA, CORREMOS ATÉ O RISCO DE JULGAR A SALVAÇÃO DESTES. POR FIM, TENTAM TE MATAR PARA VOCÊ NÃO DIVULGAR ESTE EVANGELHO. QUEM É SANTO, SANTIFIQUE-SE AINDA...Meu nome é Marcos

nikael franca disse...

Por falar em arrogância !!!!

Mcaetano disse...

A religião gera desentendimento ,brigas,confusão, morte,guerra,perseguição,terrorismo agora use um pouco da sua cabeça pode ser de Deus algo que dividem as pessoas Deus nos deixou um grande presente para que não nos engane a bíblia se ta escrito e verdade se não está não ee mas não seja religiosos temos que praticar e a palavra de Deus se Deus