domingo, setembro 02, 2012

DESTAQUES DA FABULOSA EXCURSÃO A ISRAEL EM AGOSTO DE 2012



Destacamos alguns pontos marcantes da nossa última excursão à Terra de Israel, não só para que os 44 participantes que nos acompanharam possam matar saudades, mas para que muitos mais nos possam acompanhar nesta experiência inesquecível que é conhecer de perto a Terra do Senhor!

CESARÉIA MARÍTIMA
A excursão começa sempre com a visita a CESARÉIA MARÍTIMA, uma antiga cidade portuária que chegou a ser capital de Israel, muito importante no seu tempo e não só, várias vezes conquistada, destruída e reconstruída por diversos povos e civilizações. Ali o apóstolo Paulo esteve preso antes de embarcar para a sua tumultuosa viagem até Roma, onde seria decapitado pela sua fé. 
Podemos hoje visitar as extensas ruínas portuárias, o aqueduto, o belo teatro e o hipódromo. Uma apresentação em filme transporta-nos facilmente para o que seria aquela cidade no auge do seu esplendor.
MENSAGEM BÍBLICA NOS MONTES CARMELO

GRANDE VALE DO ARMAGEDON
A viagem prosseguiu depois para o cume dos MONTES CARMELO, exactamente para o ponto mais alto onde o profeta Elias confrontou os profetas de Baal e os derrotou, provando que "só o Senhor é Deus!" através do extraordinário milagre do fogo. Daquele monte consegue-se ver um imenso vale, muito em especial o vale de Armagedon, onde a última batalha há-de em breve ser travada entre o Messias Jesus e o falso cristo, o Anticristo, apesar de este conseguir ali reunir milhões de tropas oriundas do mundo inteiro!
NAZARÉ: ALDEIA DE JESUS
Descendo o monte sobe-se à colina de Meggiddo, as antiquíssimas ruínas daquela cidade fortaleza, já dos dias do rei Salomão, avistando-se também o imenso vale, palco de imensas e muitas batalhas, uma vez que é ponto de passagem desde o sul (Egipto) para o norte (Síria). A arrebatadora visão daquele observatório acompanhada da leitura e explanação de textos bíblicos alusivos torna-se num marco importante e preparatório para todos os excursionistas.
NAZARÉ: VIVENDO COMO NOS DIAS DE JESUS
NAZARÉ, a pequena aldeia de judeus que viu o Messias crescer e desenvolver-se como Pessoa e Mestre é hoje uma grande cidade árabe, bastante acolhedora, com uma forte implantação de cristãos, mas com um preocupante aumento do número de islamistas. Nazaré não é só Igrejas: visitamos sempre a "aldeia de Jesus", uma reprodução do que seria uma aldeia como aquela em que o messias Jesus viveu, um verdadeiro parque arqueológico e temático ao ar livre que todo o cristão deve conhecer para "entrar" dentro da cultura e costumes do 1º século.
NO CIMO DO MONTE ARBEL
LAGO DA GALILÉIA VISTO DO MONTE ARBEL
Subir ao MONTE ARBEL é uma experiência única, uma vez que é o ponto mais alto de toda a Galiléia, de onde se pode avistar o próprio Lago de Kinneret, também conhecido na Bíblia como MAR DA GALILÉIA. Do cimo daquele monte desfruta-se de uma deslumbrante paisagem, apetecível aos olhos e ao coração daqueles que como eu observam do alto e imaginam o que seria ver o Messias caminhar por aquelas bandas fazendo o bem, curando os enfermos e pregando o Evangelho do Reino...
Mas Israel ainda avança mais para Norte, e dessa feita podemos subir até ao extremo norte do país, mais propriamente à antiga CESARÉIA FILIPE, actual BANIAS, um local de grande expressão panteística, com nichos e templos onde várias entidades eram adoradas, especialmente o deus Pan. Não é por acaso que o Messias Jesus escolheu esse mesmo ponto para confrontar os Seus discípulos na escolha que eles teriam de fazer: "e vós, quem dizeis que Eu sou?", levando o apóstolo Pedro a confessar que Ele sim, só Ele era o Messias, o Filho do Eterno Deus.
BUNKER ISRAELITA DA GUERRA DOS 6 DIAS
Passar pelos MONTES GOLAN faz-nos voltar à dramática Guerra dos Seis Dias, quando tantos soldados israelitas ali foram cercados e mortos pelas forças sírias, pensando-se até que Israel perderia a guerra, mas, numa brusca mudança certamente conduzida por Deus, o exército e os tanques israelitas conseguem não só resistir, como destruir o poderio sírio e avançar até quase Damasco, reconquistando dessa forma os estratégicos Montes Golan, até então o local de onde as tropas sírias disparavam contra os judeus indefesos à volta do Mar da Galiléia. A reconquista destes Montes custou muito sangue a Israel, pelo que este espaço territorial é inegociável.
ATRAVESSANDO O MAR DA GALILEIA
Visitar a GALILÉIA é uma experiência que marca todos os cristãos bíblicos! Ali, no MONTE DAS BEM AVENTURANÇAS, o Messias ensinou as multidões, ali no TABGHA Ele multiplicou os pães e os peixes, satisfazendo as multidões famintas, ali no MAR ou LAGO DE KINNERET Ele manifestou o Seu grande poder, acalmando as tempestivas ondas no mar e no coração dos discípulos, ali Ele provou que tem poder sobre a própria Natureza, caminhando em cima das águas do lago, ali, em CAFARNAUM, Ele centralizou o Seu ministério, fazendo ali prodigiosas curas e ensinando o Evangelho às sequiosas multidões.
BAPTISMOS NO RIO JORDÃO - 13 de Agosto de 2012
Acompanhar o percurso do RIO JORDÃO é uma experiência deslumbrante e torna-se uma viagem no tempo, lembrando os dias em que o Messias por ali passou, sendo Ele mesmo baptizado naquele rio e também baptizando com os Seus discípulos. Ser baptizado no rio Jordão é uma experiência inesquecível e irrepetível, que muitos querem ter, e que neste ano, durante a nossa excursão, 2 pessoas provaram, ao terem descido às águas no mesmo rio onde o Seu Mestre e Senhor também foi baptizado!
RUÍNAS DE BEIT SHEAN

BEIT SHEAN é uma das 10 cidades helenísticas, as DECÁPOLIS, sendo esta a maior em todo o Israel e local de grandes acontecimentos registados no Velho Testamento. Podemos percorrer as suas ruas, o teatro e entender um pouco mais da grandiosidade daquelas cidades do passado.
JERICÓ, DESDE O CUME DO MONTE DA TENTAÇÃO
Não há cristão que não tenha ouvido falar de JERICÓ! Desde as muralhas de Jericó que ruíram ao fim de 7 dias, à primeira cidade conquistada pelos hebreus após a travessia do deserto, às grandes histórias clássicas como a de Zaqueu no sicômoro, a cura do cego de nascença, as águas purificadas por Eliseu, ao próprio local onde o Messias Jesus foi tentado durante 40 dias pelo Diabo, toda esta cidade-oásis nos enche de fascínio e entendimento dilatado dos tempos e costumes do Novo Testamento.
BRINDANDO À CHEGADA À CIDADE SANTA!
JARDIM DO GETSEMANE: VELHA OLIVEIRA
Subir a JERUSALÉM! Jerusalém foi, e está novamente a ser o centro do mundo! JERUSALÉM tem uma mística que nenhuma outra cidade possui: afinal esta é a Cidade do Grande Rei, a Cidade que Ele mesmo fundou, a Cidade onde Ele pregou e ensinou, a Cidade onde Ele entrou aclamado como Messias e Rei dos Reis, a Cidade que o rejeitou e crucificou, mas também a Cidade onde Ele ressuscitou, de onde partiu para os Céus, e a Cidade para onde Ele em breve há-de voltar para reinar para todo o sempre!
NO JARDIM DO TÚMULO
Desde o MONTE DAS OLIVEIRAS, ao JARDIM DO GETSEMANE, ao CENÁCULO no MONTE SIÃO, todos estes locais foram vistos e tocados com emoção pelo grupo, fazendo correr lágrimas e despertando emoções só possíveis em tais lugares!
LUGAR DO GÓLGOTA 
TÚMULO VAZIO!
Entrar no JARDIM DO TÚMULO, olhar o rochedo em forma de caveira, a Pedra do GÓLGOTA, mesmo ao lado de um belo sepulcro VAZIO dentro de um imenso jardim, com um imenso lagar e uma grandiosa cisterna de água, é recuar 2 mil anos e ver que poderá ter sido exactamente ali o lugar onde a História mudou para sempre, onde o preço da nossa redenção foi pago de uma vez por todas, o local onde a morte sofreu a sua eterna derrota, não tendo conseguido conter a Vida do Filho de Deus! Celebrar a Ceia do Senhor naquele contexto é um momento único, de facto um momento que fica registado para sempre nas nossas memórias!
PARTE SUL DO ANTIGO TEMPLO DE JERUSALÉM
Subir os degraus do TEMPLO, perceber que por aqueles exactos degraus o Messias Jesus terá também subido, ler ali os Cânticos dos Degraus, lembrando a emoção vivida pelos israelitas ao se aproximarem e subirem aquele acesso ao lugar mais santo na terra, o TEMPLO DE JERUSALÉM! Lembrar que ali Jesus ensinou e por ali caminhou não deixa ninguém indiferente...
MURO OCIDENTAL DO ANTIGO TEMPLO
FESTA DO BAR MITZVAH
A visão da festa do povo judeu junto ao MURO OCIDENTAL, erradamente designado como "das Lamentações", uma vez que é um lugar de intensa alegria e expectativa, onde as famílias se reúnem em grande festividade para celebrar a entrada do "menino" na sua maturidade, quando ao perfazer os 13 anos de idade ele já pode ler a Torah, a Lei, por si próprio, mostrando-se não só capaz de o fazer como de se conduzir responsavelmente pelos ditames da mesma. São momentos de grande alegria, música, cantos e danças no meio das famílias que ali se reúnem para festejar e celebrar um momento único na vida dos seus filhos - o Bar Mitzvah - que o próprio Messias Jesus também celebrou com a Sua família em Jerusalém!
Viajando para sul, o participante da excursão visita MASSADA, o último bastião dos judeus durante a invasão romana, acabando por "cair" no ano 73 d.C., após 3 anos de cerco pelos soldados romanos que, ao ali subirem, depararam com os corpos dos mais de 960 judeus que preferiram a morte à rendição! 
O OÁSIS DE EIN GEDI
EIN GEDI, um oásis no deserto da JUDEIA, local aprazível de se conhecer, com as suas cascatas de água, e refúgio do rei David quando este se escondia fugindo da perseguição ignóbil do então rei Saul.
O MAR MORTO, ponto essencial da visita, o imenso lago de água salgada que cobre as antigas cidades de Sodoma e Gomorra, é hoje um grande atractivo turístico e medicinal, devido às suas águas e lodo impregnados de substâncias que beneficiam variadas doenças da pele, o local mais baixo de todo o planeta terra, em cujas águas ninguém consegue afundar!
JERUSALÉM: TORRE DE DAVID
Estes são apenas alguns dos pontos mais salientes desta excursão, havendo muito mais ainda a destacar, mas que certamente Você vai querer conhecer "ao vivo e a cores", pelo que deixamos essa oportunidade para o próximo ano, 2013, quando juntamente consigo, queremos mais uma vez cumprir o mandamento bíblico de "subir a Jerusalém!"
Shalom!

Sem comentários: