segunda-feira, outubro 15, 2012

UNIÃO EUROPEIA IMPÕE NOVAS SANCÕES AO IRÃO

The European Union flag (photo credit: Serge Attal/Flash 90)
Na reunião a realizar esta tarde no Luxemburgo, a União Européia deverá impor novas e duras sancões ao Irão, que continua indiferente aos pedidos mundiais para que interrompa o seu projecto de desenvolvimento nuclear, que acabará obviamente com a construcão de uma bomba atómica.
As novas sancões proibirão transaccões financeiras e a exportacão de metais e grafite utilizados na indústria do aco. As empresas européias serão também impedidas de providenciar ao Irão tecnologias para a construcão naval e armazenanmento de petróleo. A Europa cortará também todo o abastecimento de gás natural do Irão.
Produtos de ajuda  humanitária, comida e ajuda médica não serão afectados pelas sancões.
Cre-se que este será um "duro golpe" na economia iraniana. 
A Suécia - que obviamente não quer perder as suas "negociatas" com o regime iraniano - já contestou esta provável decisão da UE, mas Jerusalém já solicitou ao governo sueco que volte atrás na sua oposicão às sancões.
Admitindo prejuízos com as sancões anteriores, o regime iraniano alega mesmo assim que isto não passa de "pressão psicológica"...
Pode ser - e bem esperamos que sim - que o regime fanático dos ayatollahs sinta bem forte na pele estas novas prováveis sancões e que comece a ver que ainda existe um resquício de moralidade em alguns dos países europeus, apesar da lamentável oposicão da Suécia.
Shalom, Israel!

Sem comentários: