terça-feira, setembro 09, 2025

O ATAQUE CONTRA OS LÍDERES DO HAMAS NO QATAR PODE LEVAR AO RÁPIDO TÉRMINO DO CONFLITO


Após o inesperado mas bem sucedido ataque israelita desta tarde contra os principais líderes do Hamas que se encontravam reunidos em Doha, no Qatar, o primeiro-ministro israelita declarou que o ataque aéreo "cirúrgico e preciso" que atingiu os líderes "selvagens" do Hamas em Doha pode abrir caminho ao "fim imediato" da guerra em Gaza. 

"Esta acção pode abrir a porta ao fim da guerra em Gaza" - afirmou. E acrescentou: "Israel aceitou a proposta adiantada pelo presidente Trump para terminar a guerra, começando com a imediata libertação de todos os nossos reféns."

"Se a proposta do presidente Trump for aceite, a guerra pode terminar de imediato e poderemos começar de novo a busca pela expansão da paz na nossa região para benefício de todos."

Os EUA foram informados do ataque israelita quando os aviões já se encontravam no ar. Ao ter tido conhecimento do que se iria passar, o presidente Donald Trump deu ordens para que se informasse o Qatar. 

Até agora não há confirmação exacta de quantos dos líderes de topo do Hamas realmente morreram no ataque, apenas que este ataque foi um duro golpe na estrutura e liderança do grupo terrorista responsável pelo massacre do 7 de Outubro. Netanyahu declarou que este ataque prova que nenhum líder terrorista ficará imune esteja em que lugar estiver: "Acabaram-se os dias em que os líderes terroristas gozavam de imunidade em algum lugar em particular."

O ataque desta tarde envolveu o lançamento de 10 bombas. O Hamas nunca admite perdas, pelo que vai demorar algum tempo até se saber quem na verdade foi eliminado por Israel. O Hamas admitiu já a perda de 5 vidas de membros do grupo, mas nega que algum dos membros da equipa de negociações tenhas sido morto. Não obstante, Israel está optimista de que terá eliminado os principais líderes do grupo terrorista. Uma coisa é certa: até agora o Hamas ainda não conseguiu comprovar que os seus líderes ainda se encontram vivos...

Para o comandante chefe das IDF, general Eyal Zamir, Israel "acertará as contas com os seus inimigos" em qualquer parte do mundo: "Estes são os terroristas cuja única aspiração é comandarem e destruição do estado de Israel. Prosseguiremos com esta missão em todo o lado, a qualquer distância, longe e perto, de forma a acertarmos as contas com os nossos inimigos."

Shalom, Israel!

Sem comentários: