domingo, fevereiro 03, 2008

ISRAEL PEDE A RESTAURAÇÃO DO TÚMULO DE JOSÉ


Segundo notícias hoje mesmo divulgadas, Israel vai pedir à Autoridade Palestiniana para reparar o túmulo do patriarca José, em Nablus.
O primeiro ministro Ehud Olmert informou ter instruído o ministro da Defesa, Ehud Barak, para agir tendo em vista a reconstrução e restauração do túmulo e para que o assunto fosse abordado numa próxima reunião entre o primeiro ministro israelita e Salaam Fayad, primeiro ministro da AP.
Olmert fez este anúncio numa carta ao comité dos residentes na Samaria que solicitava ao primeiro ministro que agisse sobre o assunto tendo em vista a pobre condição em que se encontra o túmulo de José.
Olmert escreveu que "José, o Justo, simboliza fazer face às crises na fé e a capacidade de transformar cada situação numa ferramenta que possibilite o nosso progresso."
Perto do início da segunda intifada, em Outubro de 2000, dezassete palestinianos e um soldado israelita morreram em conflitos à volta do túmulo.
Em 7 de Outubro de 2000, as Forças Armadas de Israel saíram do local, deixando o túmulo "à guarda" dos palestinianos.
Logo a seguir uma turbulenta multidão de palestinianos assaltaram o túmulo, demolindo o milenar local sagrado numa questão de horas.
Desde então a Autoridade Palestiniana não tem feito quaisquer reparações no local.
É dessa forma que os palestinianos costumam "honrar" os locais sagrados do Judaísmo e do Cristianismo. É isso que eles têm feito em Jerusalém: arrasar todas as evidências da presença de 2 templos judaicos na esplanada do templo. É pena que ninguém fale sobre isso. Só Israel. Todos os locais sagrados do Islão e do Cristianismo que estão sob a alçada de Israel têm sido conservados e respeitados. Aliás é dessa forma que Israel costuma lidar com aquilo que para os outros são elementos sagrados.
Shalom, Israel!

Sem comentários: