segunda-feira, fevereiro 11, 2008

QUEM É O CULPADO?


O primeiro ministro palestiniano Salaam Fayad disse numa visita ao estado do Texas, nesta passada Quinta-feira, que não acredita mais que um estado final de paz consiga ser alcançado antes do final deste ano, pela "falha de Israel em remover mais rapidamente os cidadãos judeus das áreas que os palestinianos reivindicam como suas."
Esta afirmação, reportada pela Rádio de Israel, foi vista como um esforço para incitar os EUA a exercerem uma maior pressão sobre Israel, para que o estado judaico satisfaça as exigências dos árabes. Bush tem várias vezes expressado a sua determinação em supervisionar um acordo de paz israelo-palestiniano antes de deixar a presidência dos EUA no final deste ano.
Na manhã do mesmo dia, Tzipi Livni, ministra dos Negócios estrangeiros de Israel, referiu num encontro com o enviado norte americano ao Médio Oriente, James Jones, que "é a contínua violência palestiniana contra Israel que tem atrasado o processo de paz."
Livni foi mencionada como tendo afirmado que Israel não poderia avançar para a assinatura de um acordo de paz com os árabes palestinianos enquanto terroristas palestinianos continuarem a disparar foguetes contra cidadãos civis israelitas no sul de Israel.
Se Israel assinar esse tal "acordo de paz" imposto por Bush, terminarão os ataques contra Israel? É claro que não! Israel sabe bem com quem está a lidar, e não se pode negociar com aqueles que permitem e condescendem com actos diários de terrorismo contra Israel, nada fazendo para que isso termine por completo.
Shalom, Israel!

Sem comentários: