segunda-feira, dezembro 08, 2008

NOVA PRESIDÊNCIA EUROPEIA DEVERÁ APROFUNDAR OS LAÇOS DE AMIZADE COM ISRAEL


Mantendo certamente os seus tradicionais laços históricos com Israel, a República Checa - próxima nação a assumir a presidência dos 27 estados da União Européia a partir de Janeiro - informou hoje que iria encorajar os 27 membros a fortalecerem as relações entre o bloco europeu e Israel.
O ministro dos Negócios Estrangeiros checo, Karel Schwarzenberg, falou aos repórteres que apesar de nem todos os membros da UE estarem de acordo com o alargamento das relações com Israel, como desejáveis ou necessárias, "isto é um clube de 27. É nossa intenção começar o debate."
Desde Junho passado Israel e a UE têm estado a explorar idéias para garantir a Israel um melhor acesso ao vasto mercado da UE e atribuir-lhe um papel de conselheiro numa série de painéis da UE. Mas para que haja um aprofundamento nas trocas de informação no campo político e na segurança será necessária a aprovação unânime dos 27 membros, e a Autoridade Palestiniana tem estado a pressionar a UE contra o plano de alargar as relações com Israel nas esferas política, económica, científica, da segurança e da saúde.
No entanto, Schwarzenberg argumentou que o aprofundamento dos laços entre Israel e a UE seria também benéfico para os palestinianos.
Shalom, Israel!

Sem comentários: