terça-feira, abril 17, 2012

DE COMO A ORAÇÃO DO "PAI NOSSO" ENTROU NA SINAGOGA...


A cadeia israelita de lojas de roupa de marca "Castro" fabricou T-shirts com a impressão da oração do "Pai Nosso", causando grande embaraço a um cliente que, sem saber o que fazia, vestiu-a para ir à sinagoga na altura da Páscoa...
Ainda por cima, tratando-se de um oficial das Forças de Defesa de Israel, religioso, o descuido torna-se ainda mais burlesco... certamente que da próxima vez que comprar uma T'shirt, Bark Tamir vai prestar mais atenção e procurar pelo selo "kosher" antes de comprar uma peça de roupa...
Eis a história: Tamir comprou a sua nova T-shirt poucos dias antes da Páscoa e decidiu exibi-la na sua visita à sinagoga local. Quase no final do culto de oração, um senhor idoso, sentado atrás dele, virou-se para ele e pediu-lhe para ficar mais algum tempo na sinagoga para conversarem.
Mais tarde, o homem perguntou a Tamir se sabia que inscrição era aquela escrita na sua T-shirt, e o que ela significava, alegando acreditar que se tratava de uma oração cristã. Quando o feriado da Páscoa terminou, Tamir resolveu esclarecer o assunto, acabando por descobrir que realmente a inscrição era a oração do "Pai Nosso" copiada do Novo Testamento...
Tamir escreveu então na sua página do facebook: "Não tenho pessoalmente qualquer problema com alguém escolher vestir qualquer camisa que goste de usar."
Mas depois continuou: "Tenho no entanto um problema com uma marca israelita que, através de mensagens subliminares planta mensagens cristãs nas suas roupas e faz com que pessoas andem por aí com camisas envergando tais inscrições sem que o desejem. Uma T-shirt que inicialmente parece ser inocente torna-se numa t-shirt com uma mensagem."

"Nem falo sequer do desconforto que senti quando reconheci o teor do letreiro na T-shirt, e é provável que eu deveria ter lido a inscrição em detalhe antes de a ter comprado, mas a questão principal é por que é que uma empresa israelita escolheu promover uma linha de roupa utilizando uma oração cristã?"
Ao que eu respondo: "Money, money, money!"
A loja Castro permitiu que Tamir trocasse a T-shirt e acrescentou: "Os designers da Castro vão buscar a sua inspiração a várias e diversificadas formas culturais. A impressão na T-shirt é criação do design que foi criado como parte de inspiração gótica, nada tendo a ver com o seu contexto religioso."
Gostei da história. Achei-a engraçada. Mas obviamente que isto revela a mente curta e o peso da tradição na mente dos judeus ortodoxos. Ainda mais porque a oração do "Pai Nosso" é uma expressão de afecto e contacto com o Divino que se pode também adaptar a qualquer oração judaica...
Só que a tradição o impede. E neste caso, como em tantos outros, é o dinheiro que fala mais alto. O que neste caso até foi bom...e interessante!
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou cristão evangélico e amo Israel de paixão, ao ponto de querer conhece-la.
Mas neste quesito os judeus ortodoxos não se diferem em nada dos muçulmanos que também não gostam dos cristãos.
Peço a Deus que abra a mente dos judeus e que abandonem as tradiçoes dos homens e se voltem para o Senhor, pois vocês são o povo escolhido, a menina dos olhos do Todo Poderoso.