sexta-feira, setembro 13, 2013

JUDEUS DO MUNDO INTEIRO PREPARAM-SE PARA O YOM KIPPUR

Milhões de israelitas e judeus pelo mundo fora preparam-se para a celebração da sua mais importante festa bíblica, o Dia da Expiação, ou Yom Kippur. 
Israel pára praticamente todo neste dia tão importante no calendário judaico. Todos os transportes públicos param, as televisões e as rádios deixam de emitir os seus programas, e todo o comércio, incluindo os restaurantes, fica completamente fechado durante este dia. 
A festa inicia-se no final da tarde de hoje, ao toque do shofar (traduzido na Bíblia por trombeta), parando toda a movimentação de carros e de transportes. Esta noite não se verá um único carro a movimentar-se nas ruas das cidades. 
Os judeus religiosos e os tradicionais passam este dia inteiro em jejum e oração, enchendo as sinagogas de Israel. Este dia conclui um espaço de 10 dias de contrição e busca do perdão de Deus que se iniciou no 1º dia do ano judaico, o Rosh Hashanah.
Este é o dia do ano judaico em que o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo, o "santo dos santos" para oferecer um sacrifício a favor de todo o povo de Israel, através do qual Deus perdoava todos os pecados cometidos durante aquele ano - Levítico 16:1-34. 
Uma grande parte da população em Israel respeita e segue o jejum deste dia. A restante população fica em casa e ver filmes gravados ou a descansar e fazem as refeições dentro do lar, evitando fazê-las em lugares públicos, em sinal de respeito ao dia especial que é celebrado pela maioria.
Todas as passagens de fronteira estão encerradas, de forma a impedir a entrada de palestinianos que tentem entrar para cometer actos de violência nesta quadra tão solene para Israel.

HÁ EXACTAMENTE 40 ANOS: A GUERRA
Foi exactamente durante a celebração deste dia há 40 anos que os exércitos da Síria e do Egipto atacaram Israel, dando origem a uma sangrenta guerra vencida por Israel, à qual se deu o nome da própria festa: Guerra do Yom Kippur. Foi uma guerra que deixou profundas marcas na nação israelita, difíceis de superar, não só por ter sido uma ataque surpresa num dia em que ninguém contava, mas também pelo número de baixas causadas no lado de Israel. 
Para os judeus religiosos, este é o dia mais sagrado do calendário judaico, uma vez que segundo a tradição rabínica é neste dia que Deus pesa as boas acções e os pecados do povo e decide o seu destino para o ano seguinte: ou perdão ou condenação.
Muitos milhares de judeus encheram por completo a esplanada do Muro ontem à noite, para o início das celebrações, ainda que o Dia da Expiação se inicie hoje ao pôr do sol.

Muitos não só jejuam como também não bebem qualquer líquido, causando preocupações às autoridades do país devido aos avisos de que este será o Yom Kippur mais quente das últimas décadas.
Shalom, Israel!




Sem comentários: