segunda-feira, dezembro 23, 2013

O MESSIAS VIRÁ PARA REINAR!

"...Darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; 
e o Senhor Deus Lhe dará o trono de David, Seu pai; 
E REINARÁ ETERNAMENTE NA CASA DE JACOB (Israel), e o Seu Reino não terá fim." - Lucas 1:31-33.

Há cerca de 2 mil anos o Messias incarnou numa virgem e nasceu, tal como profetizado séculos antes, em Belém da Judéia: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." - profeta Miquéias 5:2.
Esta profecia de Miquéias identifica a pessoa de Yeshua ("salvação") com o Messias ("o Ungido") de Adonai, e identifica-O de forma inconfundível:

1 - Como Senhor - "...o que será Senhor em Israel..." (v. 2)
2 - Como o Eterno - "...desde os dias da eternidade." (v. 2)
3 - Como o Ferido - "...ferirão com a vara no queixo ao juíz de Israel." (v. 1)
4 - Como Pastor - "...Ele apascentará o povo na força do Senhor..." (v. 4)
5 - Como o Engrandecido - "..agora será Ele engrandecido até aos confins da terra." (v. 4)
6 - Como Senhor da Paz - "E este será a nossa paz..." (v. 5)
7 - Como Libertador - "...assim nos livrará da Assíria..." (v. 6)
8 - Como Destruidor - "...exterminarei do meio de ti as feitiçarias...e arrancarei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas..." (v. 13)
9 - Como Juiz - "E com ira e com furor exercerei vingança  sobre as nações que não ouvem." (v. 15)

Neste mesmo capítulo profético de Miquéias 5, o Messias também é
visto na Sua força e domínio. Daí depreende-se facilmente que a segunda parte desta profecia não se refere ao governo espiritual (Reino espiritual) que Ele trouxe na Sua vinda há 2 mil anos, mas certamente ao Seu próximo Advento, em que não só virá para libertar o Seu povo e trazer juízo, mas também trará o Seu governo físico e literal sobre toda a terra, cujo centro estará em Jerusalém, a qual se tornará mais uma vez na capital do mundo inteiro!
Tal como acontece em muitas outras profecias do Antigo Testamento, o profeta Miquéias "vê" a gloriosa realidade da vinda do Rei e Seu Reino, provavelmente não entendendo que se trataria de 2 épocas distintas, não conseguindo por isso separá-las no tempo e no espaço. Hoje nós podemos entender a realidade do cumprimento já passado, com a vinda de Deus feito homem há cerca de 2 mil anos, separando isso de um cumprimento ainda a ser cumprido num futuro próximo, com o 2º Advento do Messias.

SUA PRIMEIRA VINDA - VEIO PARA SERVIR E DAR A SUA VIDA COMO RESGATE
Na Sua primeira vinda, o Messias cumpriu toda a Lei e os profetas, compartilhou simultâneamente a natureza divina e a humana (sem pecado), mudou a História para sempre, tornando-Se no ponto central da mesma, e realizando o plano de Deus de redenção da humanidade através do sacrifício de Si mesmo.
A Pessoa a Quem foi dado o nome de Yeshua ("salvação") e que "nasceu" em Belém há cerca de 2 mil anos foi inconfudivelmente o Messias de Deus. Isso comprovou-se pela perfeição da Sua vida, pelos milagres realizados, pela autoridade para perdoar pecados, pela morte vitoriosa que experimentou e pela Sua própria ressurreição, cumprindo só numa semana cerca de 300 profecias escritas séculos antes, sem falhar uma sequer!
Algumas das mais famosas profecias que Ele cumpriu identificam-no como o único e verdadeiro Messias Salvador: descenderia da mulher Eva (Génesis 3:16), seria da tribo de Judá (Génesis 49:10), seria descendente de David (2 Samuel 7:14), nasceria de uma virgem (Isaías 7:14), em Belém (Miquéias 5:2), entraria em Jerusalém montado num jumento (Zacarias 9:9), seria traído por um amigo próximo (Salmo 41:9), apesar de ter sido crucificado nenhum dos Seus ossos seria quebrado (Salmo 34:20), Seus pés e Suas mãos
seriam trespassados (Salmo 22:16), clamaria a Deus na Sua morte (Salmo 22:1), Suas roupas seriam divididas pelos seus algozes (Salmo 22:18), viria para salvar tanto gentios como judeus (Isaías 49:6) e ressuscitaria dos mortos (Salmo 16:10) após ter sido sepultado como homem rico (Isaías 53:9,12).

SUA SEGUNDA VINDA - VIRÁ PARA JULGAR E REINAR
Tendo completado a Sua missão na terra, o Messias ressuscitou e ascendeu aos céus não só para receber a devida adoração por aquilo que fez, mas também para realizar o seu ministério de intercessor e mediador junto ao Pai. Até ao dia em que os céus "não mais O reterão", vindo então em triunfo, poder e glória para reinar na terra, juntamente com os Seus eleitos. 
Tal não acontecerá sem que antes tenha dominado todos os Seus inimigos, vindo para julgar os vivos e os mortos e estabelecer o Seu Reino que "subsistirá para sempre."
O Messias reinará então em Jerusalém, estabelecendo um Reino Milenar durante o qual o Seu maior inimigo, Satanás, será amarrado e impedido de dominar mais sobre a terra. Todas as nações ser-Lhe-ão sujeitas, e Ele as regerá com "vara de ferro", isto é: com autoridade suprema e incontestável. A Glória do Senhor será então conhecida e manifestada em toda a terra, a qual será limpa e purificada de todas as imundícias alimentadas pelos pecadores às ordens de Satanás durante milénios. 

Jerusalém voltará a ser o centro do mundo, e todas as nações terão de vir celebrar o Rei na Cidade Santa, pelo menos uma vez por ano. Haverá finalmente a paz e a justiça reinando em toda a terra.
Amém!
Shalom!




Sem comentários: