terça-feira, dezembro 03, 2013

"GÉNIO JUDAICO DEVE-SE À BÍBLIA" - AFIRMA JUDEU LAUREADO COM O PRÉMIO NOBEL

Depois de dois professores israelitas que vivem nos Estados Unidos terem ganho este ano o Prémio Nobel da Química, levanta-se a velha questão: por que é que os judeus têm sido tão bem sucedidos nesta área, apesar da sua população ser proporcionalmente tão diminuta?
Cerca de 20 por cento - 1 em cada 5 - dos laureados com o Prémio Nobel são judeus, e no entanto os judeus representam menos de 0,2 por cento da população mundial!
Uma teoria que explica isto e que se tornou popular há alguns anos atrás foi o ensaio chamado "Génio Judeu" da autoria de Charles Murray, que atribui isso aos super genes. Ele escreve que "algo nos genes explica o elevado QI judaico."
Surgiu entretanto agora uma nova teoria, desta vez da autoria de Robert Aumann, um israelita que conquistou o Prémio Nobel para a Economia em 2005. Ele atribui o génio judaico à tradição da aprendizagem pela leitura na generalidade, e em particular ao estudo da Torá.
"O estudo da Torá é um busca intelectual, e ao honrar-se este valor final isso reflecte-se também em outras buscas" - afirmou Aumann à "Israel Army's Radio", acrescentando: "Os lares israelitas estão repletos de livros, enquanto outras podem ou não estar. Os lares judaicos têm prateleiras repletas de livros. Temos dado uma grande honra a esta busca intelectual através das gerações...
O estudo da Torá faz com que a nação e o seu povo possuam a mais elevada e distinta qualidade."
É caso para afirmar: se queres ser sábio, lê e estuda a Bíblia!
Shalom, Israel!

Sem comentários: