quarta-feira, fevereiro 17, 2016

DESCOBERTAS EM JERUSALÉM RUÍNAS DE POVOAÇÃO COM 7 MIL ANOS

Estão à vista evidências de uma pujante comunidade que existia no Norte de Jerusalém há já 7 mil anos.
Durante escavações recentes preparatórias para a construção de uma estrada no bairro Shuafat, na zona Norte de Jerusalém, foram descobertos os restos de um antigo aldeamento do período calcolítico, portanto de há cerca de 7 mil anos, 5 mil a.C.
Esta impressionante descoberta foi feita durante as escavações realizadas pela "Autoridade para as Antiguidades de Israel".
Foi nesse período calcolítico que as pessoas começaram supostamente a utilizar ferramentas de cobre - conhecidas como "chalcos" no grego - ao mesmo tempo que continuando a usar outras feitas de pedra - "lithos", no grego - daí a origem dos nomes.
"O período calcolítico é conhecido no Negueve, nas planícies costeiras, na Galiléia e nos Golan, mas está quase completamente ausente nos montes da Judéia e em Jerusalém" - afirmou o Dr. Omri Barzilai, responsável pelo ramo pré-histórico da "Autoridade para as Antiguidades de Israel."
"Embora nos últimos anos tenhamos descoberto alguns traços de povoações calcolíticas, tais como as de Abu Gosh, Motza Junction e a região da Holyland à volta de Jerusalém, os vestígios eram extremamente escassos. Mas agora, pela primeira vez, descobrimos ruínas significativas de há 7 mil anos atrás."

A escavação trouxe à luz duas casas cujas ruínas e pavimentos estão bem preservados, para além de vasos de cerâmica, ferramentas e uma malga em basalto, tudo característico do período calcolítico. Segundo os peritos, o estado de conservação revela que foram utilizados durante um alargado período de tempo. 
Segundo Ronit Lupo, responsável pelas escavações, "é claro e evidente que havia uma pujante povoação na área de Jerusalém em tempos antigos."

"Para além da cerâmica encontrada, os achados fascinantes de objectos feitos em pedra atestam a sustentação da população local em tempos pré-históricos: pequenas lâminas de foices para a colheita de cereais, formões, machados para construção, brocas e furadoras, e até mesmo uma pedra preciosa, demonstrando que já era utilizadas peças de joalharia."
"As ferramentas usada para a moagem, as argamassas, e os pilões, tal como a tigela de basalto, confirmam as habilidades tecnológicas bem como todas as formas de ofícios praticados na comunidade local. Desenterrámos também alguns restos de ossos de ovelhas e bodes, e provavelmente de gado, os quais serão posteriormente estudados para se descobrir quais os hábitos alimentares das pessoas que ali viviam há 7 mil anos."

Shalom, Israel!