segunda-feira, julho 04, 2016

NETANYHAU NO UGANDA PARA CELEBRAR OS 40 ANOS DA "OPERAÇÃO ENTEBBE" EM QUE O SEU PRÓPRIO IRMÃO FOI MORTO

Neste seu início de visita a 4 países da África, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu está neste momento a participar nas emotivas cerimónias de comemoração dos 40 anos da mítica "Operação Entebbe", uma impressionante operação militar israelita para a libertação de 102 pessoas sequestradas por terroristas palestinianos e alemães. 
Nenathayu, esposa e comitiva receberam as boas vindas no aeroporto da capital, em cuja ala antiga o seu irmão Yonatan foi abatido com um tiro quando liderava um grupo de comandos numa arriscada missão de resgate de passageiros israelitas e judeus sequestrados naquele aeroporto. A bem sucedida operação israelita provocou a humilhação do então presidente ditador Idi Amin.

BOAS RELAÇÕES COM ISRAEL
Quatro décadas depois, o Uganda tem boas relações com Israel, que por sua vez anda a "namorar" os aliados africanos para contrapôr a crescente influência palestiniana nas Nações Unidas.
Após as cerimónias de comemoração, Netanyhau participará ainda numa cimeira de líderes regionais relacionada com a segurança, incluindo dirigentes do Quénia e da Tanzânia.
Para além do Uganda, Netanyhau estará também visitando o Quénia, o Ruanda e a Etiópia.

4 DE JULHO DE 1976
No dia 4 de Julho de 1976, um grupo de comandos israelitas voaram cerca de 4.000 quilómetros até Entebbe, conseguindo escapar aos radares, tendo conseguido de forma espectacular e em menos de uma hora libertar 102 das 106 pessoas sequestradas pelos terroristas. O chefe das operações israelitas - o irmão de Netanyahu - foi morto na operação, juntamente com 8 dos 13 terroristas.
A "Operação Entebbe" é por muitos considerada como a missão de resgate mais complexa e perfeita de todos os tempos. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

olga disse...

É interessante perceber como a nação de Israel se esforça para ter aliados. Chegará um dia que será o contrário. As nações é que irão a Israel pedir seu favor... Acho que Organizações como a ONU, por exemplo, poderiam ser mais humilde, seria um bom exemplo a dar para o mundo, no entanto, vive cometendo erros onde quem paga caro são as vítimas inocentes de países como Uganda, Nigéria, etc. Enfim, há muitos outros... Hoje diante de tanta informação e imagens é impossível se dizer inocente... Há escolha e, alguns continuam optando pelo Mal! Que Deus abençoe Israel e seus lideres!
Shalom Israel!
Olga