segunda-feira, outubro 09, 2023

ISRAEL RECUPEROU O CONTROLE DE TODAS AS POVOAÇÕES FRONTEIRIÇAS, AINDA QUE TERRORISTAS ESTEJAM AINDA LÁ PRESENTES


Prosseguem os combates em 7-8 povoações israelitas próximas à fronteira com Gaza, havendo registo da intrusão de várias dezenas de terroristas palestinianos em território israelita através de um túnel. Israel alega ter abatido a maior parte deles. As FDI acreditam que até ao final do dia de hoje já terão conseguido dominar a situação e libertar essas povoações da presença dos terroristas. 

A aviação israelita está neste momento a realizar uma nova vaga de bombardeamentos a posições do Hamas na Faixa de Gaza. Calculam-se em 800 os alvos do Hamas já bombardeados na Faixa de Gaza.

TROCA DE REFÉNS?

De acordo com informações prestadas pelo Hamas à agência noticiosa chinesa Xinhua, está a ser elaborado um acordo sob mediação do Catar para a troca das mulheres israelitas sequestradas na Faixa de Gaza por mulheres palestinianas presas em prisões israelitas. Actualmente há um total de 36 palestinianas presas em Israel.

MUITOS MORTOS EM ISRAEL

Sabe-se da existência de pelo menos 265 mortos entre os muitos jovens que se encontravam num festival rave perto da Faixa de Gaza. Por outro lado, o governo de Israel vai aos poucos informando os nomes dos militares assassinados pelos terroristas, entre os quais várias dezenas de oficiais. O total de vítimas mortais em Israel já ultrapassa as 700. O Hamas alega ter sofrido um total de 493 mortos e 2.300 feridos. Israel afirma ter abatido várias centenas de terroristas no seu território.

Dados da ONU indicam a destruição de 159 prédios na Faixa de Gaza pela aviação israelita, com outros 1.210 severamente danificados. 

HEZBOLLAH EM STANDBY

Uma das grandes preocupações neste conflito é a possibilidade do grupo terrorista Hezbollah estacionado no Sul do Líbano se envolver em apoio aos "irmãos" palestinianos.  Segundo informações recentes do governo do Líbano, o Hezbollah terá garantido não se envolver no conflito a menos que Israel ataque o Líbano. 

MAIS DE 123.000 ISRAELITAS DESLOCADOS

Mais de 123.538 israelitas saíram das suas casas para outras partes do país, a maior parte delas por medo, preocupações com a segurança e com a destruição das suas habitações. 

ISRAEL "IGNOROU OS AVISOS DO EGIPTO"

Um oficial da inteligência egípcia revelou que o Egipto, que muitas vezes tem servido como mediador entre Israel e o Hamas, tinha falado muitas vezes com Israel acerca de "algo grande" que estava em preparação. Segundo ele, as autoridades israelitas estavam focadas na "Margem Ocidental" (entenda-se: Judeia e Samaria), tendo desvalorizado a questão de Gaza. "Nós avisámo-los da proximidade de explosão da situação, para muito breve, e que seria grande. Mas eles subestimaram esses avisos."

Shalom, Israel!